Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Homenagem ao Bará no Calçadão de Canoas

Para a Matriz Africana devido a Imposição do Cristianismo aos Africanos escravizados que vinham para o Brasil Colonial, assim foi sincretizado : Bará Lanã , Bará Adague - Santo Antônio, Bará Agelú - Menino no colo do Santo Antônio. 
Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos.
Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Saudação - alupô ou lalupô.
Dia da Semana - segunda-feira.
Número - 07 e seus múltiplos.
Cor - vermelha.
Guia - corrente de aço (para alguns), vermelha escura (para outros). Oferenda - pipoca, milho torrado, 07 batatas inglesas assadas e azeite de dendê.
Ferramentas - corrente, chave, foice, moeda, búzios.
Ave - galo vermelho.
Quatro pé - cabrito branco, marrom, vermelho ou de cor escura, menos preto.
Marcando a data a Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura Municipal de Canoas ,estará com a Imagem de Santo Antônio no Calçadão na segunda-feira dia 14, para os transeuntes oferecerem suas homenagens e preces, recebendo a benção e o axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...