Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Projetos buscam reconhecer a cultura gaúcha como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado e do Brasil

O deputado Luiz Marenco (PDT) protocolou um Projeto de Proposição Legislativa que tem por objetivo reconhecer a cultura gaúcha, em toda sua amplitude, como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. 

A proposta busca contemplar um imenso reconhecimento a nossa cultura, o que poderá facilitar junto às Leis de Incentivo, editais e patrocínios diretos para a manutenção de todas as modalidades do regionalismo, nativismo e do tradicionalismo. 

Este era um dos compromissos de campanha do deputado e também da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha da Assembleia Legislativa, da qual é presidente. 

O projeto tramita desde o dia 22 de fevereiro no Parlamento e, em breve, deve estar apto para ir à votação no Plenário.

Mas isto não é tudo. Marenco também sugeriu ao deputado federal Afonso Motta, correligionário do PDT, que levasse este anseio dos gaúchos ao âmbito federal, o que resultou no Projeto de Lei 990/2021 - já protocolado na Câmara dos Deputados - que torna a cultura gaúcha como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. 

Após aprovadas estas duas leis a cultura Rio Grande do Sul vai ser vista com outros olhos. Desde um verso de um trovador ou uma música de um compositor rio-grandense, ao maior festival ou o mais consagrado rodeio crioulo, tudo será considerado produto do Patrimônio Imaterial do Estado e também do País.

“Agradeço ao deputado Motta, torço pela aprovação de sua lei, assim como conto com os meus companheiros da Assembleia para que eles coloquem suas sensibilidades a serviço do que nos faz gaúchos, a cultura própria do Rio Grande do Sul”, enfatiza Marenco.

Fonte : Mariana Pires/Gab Dep.Marenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menina de 11 anos cai no Canyon Fortaleza

Uma menina de 11 anos ,portadora do Transtorno do Espectro Autista,caiu do alto do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em C...