Referente ao caso relatado pelo senhor Marcelo Oliveira, por meio de suas redes sociais nesta tarde , o Hospital Universitário de Canoas (HU) reconhece e lamenta profundamente o ocorrido, destacando que está apurando todos os procedimentos realizados em relação à paciente, para esclarecer o episódio injustificável.
Contudo, salienta que o óbito ocorreu no domingo, 7, às 20h05.
E, ainda, que a familiar deu entrada no HU no dia 1º de fevereiro com síndrome respiratória, sendo submetida ao teste para detectar a presença do coronavírus no mesmo dia.
O resultado deu positivo para a Covid-19, sabendo-se que são necessárias 72h, após o contágio, para que o exame acuse o positivo.
Se feito em prazo menor, pode apresentar um “falso negativo”.
Ou seja, a paciente já entrou na instituição com a doença.
As equipes trabalham balizadas em protocolos, dentre os quais, há a determinação de que os familiares sejam chamados ao hospital, a fim de tomarem conhecimento sobre o falecimento do paciente.
Diante da manifestação do senhor Marcelo Oliveira - que conversou com a direção no fim da tarde de quarta-feira - o HU reconhece que o atraso de dois dias e a forma da comunicação do óbito se deram fora dos seus padrões habituais, fatos, como já referido, sob apuração.
O Hospital Universitário reforça sua solidariedade à família, e destaca todo o esforço, empenho e trabalho dos seus profissionais, que, há um ano, estão lutando contra esse inimigo, o Coronavírus.
Fátima Farias
Diretora Assistencial
Hospital Universitário
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