Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Art&Dança lança projeto de museu virtual pelos seus 25 anos

Nem as dificuldades geradas pela pandemia do Coronavírus, que paralisaram atividades culturais pelo mundo, fizeram com que a Art&Dança deixasse de atuar. 
O grupo canoense segue com atividades de pesquisa e resgate histórico na sua sede, no bairro Marechal Rondon, em Canoas (RS), preparando o lançamento do projeto do seu museu virtual, em 30/03. 
A iniciativa faz parte das programações online e gratuitas, alusivas aos 25 anos do núcleo artístico, que é um dos mais antigos da cidade, na qual passaram diversos artistas para vivência e práticas em dança híbrida, tendo o Hip Hop e a dança contemporânea como principais vertentes.

Uma série de 8 lives, de 23 a 30/03, às 21h, no Instagram @art.danca resgatará os principais momentos do grupo, que tem sua história marcada por diversas premiações em festivais, além da luta por mais espaço e valorização da dança. 

Na primeira noite (23), a diretora da Art& Dança, Carini Pereira, conversa com sua mãe e fundadora do espaço cultural, Cristina Colares Pereira (diretora de Linguagens Culturais e Eventos da Secretaria de Cultura de Canoas), que contará como foi a criação e o desenvolvimento do núcleo artístico canoense.

Na quarta-feira (24), o convidado será o coreógrafo Fernando Faleiro, que foi fundamental para que o grupo canoense assinasse uma perspectiva híbrida de dança contemporânea e Hip Hop. 

Na noite seguinte (25), será a vez da bailarina Carol Fossá, falar de sua formação artística pela Art&Dança. 

Nos próximos dias, Carini conversa com os premiados bailarinos Eduardo Menezes (26/03), Mickael Ramos (27/03) e Wil Freitas (28/03), que ajudaram a construir conquistas importantes na cena estadual e nacional, como os marcantes primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville (2007, 2009 e 2010) e o concorrido prêmio de financiamento à dança Rumos Itaú Cultural (2009).

Na penúltima noite (29) de bate-papos, o canoense Leandro Tossi fala do cenário local da dança. A semana de lives será fechada pela artista Débora Duarte (30/03), responsável pela pesquisa história do projeto de 25 anos da Art&Dança, ao lado da produtora cultural Fabiana Saikoski e da designer Annanda Araújo. 

Após o bate-papo, será lançado o site da iniciativa (www.artdanca.com), que contará com a Exposição áudiofotográfica Vozes da Art - 25 anos da Art&Dança e um vídeo workshop com Carini sobre a corporeidade da Art&Dança .

Será possível acessar na nova plataforma o acervo de fotos, áudios e vídeos com memórias de eventos, documentos, objetos e outros registros históricos do núcleo artístico canoense. “É uma grande satisfação poder homenagear em vida e voz tantas pessoas que fazem parte destes 25 anos, em que tanto trabalhamos para que a dança seja protagonista em Canoas”, afirma Carini. 

O projeto Art&Dança 25 anos conta com financiamento da Lei Aldir Blanc do Município de Canoas, em apoio à classe artística durante a pandemia.


Fonte: Claudia Boff/ Agencia Multicomunicação.

Foto : "Ponte" - coreografia apresentada no Festival Sul em Dança, São Leopoldo, em 2014. Bailarinas: Carol Fossá, Carini Pereira, Gabriela Pinho, Mari D. Silva, Joana Santos e Paola Danúbia. Fotógrafo: Claudio Etges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...