Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Teste mais ágil para detecção do coronavírus começa a ser usado em Canoas

O enfrentamento da pandemia de coronavírus conta, a partir de hoje, com uma novidade em Canoas: o teste rápido de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 minutos a 20 minutos. 

Com a chegada de 4,5 mil exames adquiridos pela Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde realizou ontem uma capacitação dos profissionais dos hospitais de Pronto Socorro, Universitário e Nossa Senhora das Graças e das duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), responsáveis pela aplicação neste primeiro momento.

O teste de antígeno para Covid-19, além de menor tempo de resultado em relação aos demais, apresenta alta taxa de confiabilidade. 

A utilização desse exame busca a otimização do gerenciamento dos leitos de hospitais e do atendimento dos casos graves que chegam às UPAs, segundo o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos. “Dentro do nosso plano está a ampliação da testagem. 

Cada teste tem um protocolo de aplicação, conforme regramento do Ministério da Saúde” explicou Lemos.

O exame é realizado para identificar a infecção atual de coronavírus, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes da doença e, ainda, em pacientes assintomáticos que tiveram contato com casos positivos. 

O método de coleta é o mesmo do RT-PCR, por meio de swab (cotonete). 

O resultado do teste de antígeno, porém, não depende de envio a laboratório externo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...