Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Falta de testes para detecção de Covid-19 prejudica enfrentamento da pandemia

Canoas enfrenta a falta de testes para detecção de Covid-19. Na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), não existe estoque do material. 

Com isso, as seis unidades básicas de saúde (UBS) que faziam os testes precisaram suspender o serviço. 

Durante a transição de governo, foi informado que a Prefeitura de Canoas receberia 15 mil testes rápidos adquiridos pelo município, o que não se concretizou. 

Também não foi comunicada a ausência de estoque no almoxarifado.

 Apenas as UPAs Rio Branco e Boqueirão realizam a testagem no momento. 

Novos testes devem chegar na próxima semana

Para resolver a situação e ampliar a testagem dos canoenses, a Secretaria Municipal de Saúde irá adquirir mais de 30 mil testes junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, o que permitirá também um valor mais acessível em relação ao que vinha sendo pago. 

Haverá a aquisição de  20 mil unidades de teste rápido IGG/IGM, 10 mil kits de coleta RT/PCR e 2 mil testes rápidos de detecção de antígeno. 

A expectativa é de que os testes cheguem na próxima semana. 

O pedido de compra já recebeu o aval do prefeito Jairo Jorge e o  investimento deve chegar a R$ 480 mil. 

Teste de antígeno é novidade em Canoas

Com essa aquisição, Canoas passará a adotar os testes rápidos de antígenos, cujo tempo de resposta é de 15 minutos. “Essa é uma novidade que estamos trazendo para o enfrentamento da pandemia”, afirma o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos. 

Esse tipo de teste, que possui alta taxa de confiabilidade, permitirá, segundo ele, otimizar o gerenciamento dos leitos de hospitais e o atendimento dos casos graves que chegam às UPAs. 

A intenção é repassar os testes rápidos a todas as unidades básicas de saúde do município para que elas tenham autonomia para aplicá-los, de acordo com os protocolos técnicos. 

A falta de estoque também atinge o swab, o cotonete usado pelos profissionais de saúde no teste RT-PCR. 

O insumo é fornecido pelo Estado, que está com dificuldade em atender a demanda no momento. 

Desde o início da pandemia, 59.623 testes foram realizados em Canoas, de acordo com boletim epidemiológico divulgado  quinta-feira . 

Os pacientes internados nos hospitais seguem sendo testados nos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...