Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Fórum Social Mundial 2021 é lançado na Assembleia Legislativa

No histórico casarão do Solar dos Câmara, no complexo da Assembleia Legislativa, o Fórum Social Mundial 2021 foi lançado oficialmente nesta manhã . 
A edição de 20 anos do evento será realizada de 25 a 29 de janeiro, em Porto Alegre. 
O evento, que discutirá temas como população idosa, diversidade, pessoas com deficiência, saúde, educação e participação comunitária, será totalmente on-line devido à pandemia.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), acompanhou o lançamento ao lado do presidente do Conselho Nacional do Idoso e secretário executivo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa; do presidente do FSM, Lélio Falcão, que é ex-presidente do Conselho do Idoso de Porto Alegre; e do secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild. 
Com o tema central “Um Outro Mundo é Possível Pós-Covid-19!”, também serão realizados de forma paralela o 6º Fórum Social Mundial da População Idosa, o 5º Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e o 3º Fórum Social Mundial das Diversidades.
 A Assembleia Legislativa é uma das parceiras do FSM.
Em reunião prévia ao lançamento, Costa destacou a necessidade de ampliação das políticas para a pessoa idosa no Rio Grande do Sul, onde a população com mais de 60 anos (60+) já é maior do que a da faixa entre zero e 14 anos. 
O secretário executivo pediu apoio para o Pacto Nacional da Pessoa Idosa, que está sendo totalmente financiado pelo governo federal e já destinou R$ 11 milhões para 129 instituições gaúchas de longa permanência para idosos. Um dos objetivos do pacto é incentivar a criação de conselhos municipais e do fundo do idoso. 
Dos 497 municípios, somente 190 têm conselhos do idoso atualmente. 
Outros temas tratados foram o apoio à candidatura de Porto Alegre como sede da Terceira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. O evento da ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorre a cada 20 anos, será realizado novamente em 2022. 
Também foi abordada pelo deputado Ernani Polo a campanha Valores que Ficam, da Assembleia, que incentiva a destinação de recursos do Imposto de Renda para os fundos da criança e do adolescente e da pessoa idosa. “A população idosa é cada vez mais representativa e requer atenção e políticas públicas específicas. 
Defendemos ações em conjunto entre todas as esferas de governo e a sociedade civil, como desenvolvemos com a campanha Valores que Ficam”, afirmou o presidente da Assembleia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avião sai da pista em Erechim

Nesta tarde , um avião da farmacêutica Cimed saiu da pista após pousar em Erechim, no Norte do estado.  Segundo informações da prefeitura lo...