Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Nota Oficial da FETAG-RS,sobre drive thru da agricultura familiar

A FETAG-RS, sabedora de sua responsabilidade perante as agroindústrias familiares gaúchas, assumiu, a convite do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Covatti Filho, o desafio de organizar o pavilhão da agricultura familiar em ano totalmente atípico. 

Em virtude da pandemia, foi necessário criar um formato que possibilitasse o acesso do público aos produtos das agroindústrias familiares, sem deixar de lado os cuidados com a saúde de todos, tanto de compra como de quem vende. 

Optou-se pelo sistema de drive thru, organizado pela FETAG-RS em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, com o patrocínio de Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil e Senar, e apoio da Prefeitura Municipal de Esteio. As parcerias e os aportes financeiros propiciaram toda a estrutura necessária para que a comercialização ocorresse de forma segura, inclusive testes de covid-19 aplicados em todos os expositores antes do início do evento. 

O drive thru demandaria espaço físico para que os veículos pudessem se trafegar e estacionar em frente aos empreendimentos. Então, chegou-se ao número máximo de 55 agroindústrias que poderiam estar presencialmente no pavilhão. 

O 2020 nos obrigou a inovar e a trabalhar com um formato diferente e enxuto, contando com 17% das agroindústrias que estiveram presentes em 2019, quando em torno de 330 empreendimentos participaram. 

Mesmo com o número consideravelmente menor, obtivemos quase 10% do valor total de comercialização do ano passado. Ou seja, mesmo com o formato diferenciado, os empreendimentos alcançaram uma boa margem de vendas. 

No total, as 55 agroindústrias comercializaram aproximadamente R$400 mil.  Nos 9 dias de feira, ultrapassamos a marca de 2100 mil veículos visitando o pavilhão. 

A FETAG-RS considera que o modelo adotado foi um sucesso, e que isso só foi possível graças a parceria com todas as 55 agroindústrias familiares que aceitaram o desafio de participar do drive thru, mesmo sem saber se teriam resultados satisfatórios e correndo o risco de terem prejuízos. 

Agradecemos a todos os que estiveram conosco, pois temos a certeza de que os visitantes puderam adquirir produtos de excelente qualidade e as agroindústrias familiares, que viram outras feiras serem canceladas ao longo do ano, conseguiram fazer boas vendas, além de prospectar negócios futuros. 

Mais uma vez, a agricultura familiar mostrou a sua força e a sua importância dentro da Expointer, principalmente em um ano em que o Parque Assis Brasil esteve praticamente vazio, e o drive thru foi o único local onde as pessoas puderam relembrar o prazer de estar na maior feira a céu aberto da América Latina.

A Expointer Digital será para sempre lembrada por sua inovação e é gratificante saber que a agricultura familiar foi protagonista em um momento histórico. Esperamos que, em breve, possamos retomar as feiras presenciais em seu formato normal, mas agora sabemos que existem outras possiblidades.

Fonte: Imprensa FETAG-RS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar fechamento,publicado decreto municipal de requisição administrativa do hospital N.Sra das Graças

D ECRETO Nº 263, DE 23 DE OUTUBRO DE 2020. Decreta a requisição administrativa do Hospital Nossa Senhora das Graças, visando à garantia da m...