Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Setembro Amarelo

Desde 2015, algumas organizações de saúde vem dado ênfase a esta campanha de prevenção do suicídio.
Setembro por ser o mês mundial desta campanha, enfatiza-se a pauta sobre o suicídio, que tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção, de forma a divulgar e dar maiores informações de causa a população,que ainda encontra dificuldades para identificar os sinais em uma situação de busca por ajuda.
A ideia da campanha para garantir a visibilidade é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções. Dando sequência com o compartilhamento de informações sobre o assunto,  a fim de esclarecer, conscientizar e prevenir a população.
O número de casos é alarmante, uma triste realidade que infelizmente aumenta principalmente entre os jovens.
Os maiores fatores relacionados são os transtornos psiquiátricos, tais como, depressão, transtorno bipolar e transtorno pelo abuso de substâncias (drogas licitas e ilícitas (alcool,medicações,maconha, crack, cocaina), esquizofrenia e transtorno de personalidade.
Com essa divulgação espera-se que possamos agregar conhecimento a amigos e familiares de forma que aprendam a identificar os principais sinais que uma pessoa com ideação suícida apresenta.
Como reconhecer os sinais de alerta:
- Geralmente a pessoa costuma se isolar, causa diversas mudanças em seus hábitos, perde o interesse por atividades que gostava, descuido com a aparência, decai no desempenho da escola ou no trabalho, surgem alterações no sono e no apetite, repete frases como: "queria estar morto", "quero desaparecer", "não aguento mais minha vida", tudo podem ser fatores que indicam a necessidade de ajuda.
Quem comete o suicídio, não quer tirar a vida, o transtorno é tão grande que na realidade o suicídio é um ato de desespero para tentar se livrar da dor, do sofrimento,  que de tão intenso, parece insuportável.
Embarquem nessa Campanha pela Valorização da Vida.
Depressão, não é chamar atenção.
Tentar suicídio tem motivo sim.
Vamos unir forças e tentar ajudar a eliminar este mal silencioso que esta se tornando o mal do século.
Alguém ao seu lado pode estar precisando de ajuda.
Viver é a melhor opção!
Você não está sozinho!

Por  Jorn.Graciéli Amorim

2 comentários:

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...