Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura de Canoas fecha lar de idosos que funcionava de forma irregular

A Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Social (SMDS), Central da Pessoa Idosa e Conselho Municipal do Idoso (COMDI), fechou o Lar da Fraternidade na tarde de sexta-feira . 
A Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), localizada no bairro Niterói, agia de forma negligente com irregularidades nas condições sanitárias, descumprimento às normas municipais, higienização precária e prontuários desabastecidos.
Três idosos faleceram em decorrência da Covid-19 na última semana, sem qualquer aviso à administração municipal.

Desde março, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao município de Canoas, a Secretaria Municipal da Saúde adota um Plano de Contingência para as ILPIs.

Dentre suas determinações, está a obrigatoriedade da comunicação dos casos positivos e óbitos por Covid-19 à Vigilância Epidemiológica para o monitoramento da Atenção Básica e Vigilância Sanitária, o que não foi realizado pelo Lar da Fraternidade.

No dia 14 de agosto, o projeto Corona Zero, executado em parceria com o Rotary Club de Canoas, examinou 44 idosos e funcionários com testes do tipo RT-PCR na instituição. 

Do total, 33 pessoas tiveram resultados negativos, cinco foram positivadas e outras seis ainda aguardavam o definição do exame. No dia seguinte à divulgação dos resultados, a Vigilância e a Diretoria da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, compareceram ao abrigo para a fiscalização. 

O Lar da Fraternidade foi notificado para a adequação e o cumprimento à obrigatoriedade de notificação em casos de suspeitos, confirmados ou óbitos de idosos por coronavírus.

Nesta semana, a Vigilância, identificou três óbitos nessa instituição, cruzando os dados das vítimas registrados nos hospitais de Canoas e conversando com os familiares. 

Já na sexta-feira , a equipe retornou à ILPI e verificou que as adaptações não foram realizadas, obrigando a Vigilância a fechar o estabelecimento. 

Todos os idosos que lá residiam, foram direcionados às famílias após serem examinados por profissionais da Clínica de Saúde do Idoso e testados para o novo coronavírus. 

Nenhum resultado positivo foi registrado.

Todas as informações foram relatadas ao Ministério Público, que receberá nos próximos dias o relatório completo para as devidas providências aos responsáveis técnicos da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clínica Clandestina de Bronzeamento é interditada em Viamão

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, nesta tarde, realizou a prisão em flagrante de duas mulheres, proprietárias d...