Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Projeto de Lei estabelece prioridade de testagem para profissionais de saúde

O deputado Luiz Marenco protocolou o Projeto de Lei nº 180/2020 que inclui os profissionais de saúde no grupo prioritário de testagem de doenças infectocontagiosas na vigência de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). 
O texto também obriga o Estado a fornecer a quantidade de testes necessária para exames periódicos destes profissionais que comprovem exercer suas atividades em estabelecimentos de saúde públicos e privados. 
É inegável o esforço da classe no combate de doenças infecciosas, colocando em risco suas vidas e de seus familiares.
O projeto visa oferecer uma medida urgente de prevenção da vida destas pessoas e evitar a possível propagação de doenças. 
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS), já são 5.850 casos confirmados de contaminação em trabalhadores de saúde. 
Quatro profissionais de enfermagem já perderam a vida em decorrência da Covid-19, segundo o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS). 
Todos atuantes na linha de frente do combate à doença.
São considerados profissionais de saúde pelo projeto proposto pelo deputado, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e demais profissionais que atuem em hospitais, ambulatórios e clínicas de saúde, nas esferas pública e privada.
Luiz Marenco tem se dedicado a atender as diversas questões que amparem a qualidade de vida destes heróis, que são incansáveis no combate à pandemia, muitas vezes sofrendo esgotamento físico e mental, mas mantendo-se firmes no atendimento da população. “Creio que este seja um importante reconhecimento do Estado e da população rio-grandense à classe, especialmente nestes tempos de crise sanitária”, afirma o deputado.
Marenco já protocolou outros três projetos voltados para a “linha de frente:
PL 101/2020 - concede prioridade de atendimento para profissionais da saúde, durante situações de emergência em saúde pública, em repartições e serviços públicos, supermercados, farmácias, hospitais, bancos, entre outros
PL 75/2020 - autoriza o poder executivo a requisitar quartos de hotel - durante a pandemia e mediante indenização - para viabilizar o cumprimento de quarentena e isolamentos de pacientes e/ou profissionais de saúde.
PL 76/2020 - isenta de cobrança de pedágio nas rodovias estaduais os veículos de servidores e profissionais das áreas da saúde, da segurança pública e do sistema prisional, durante o período de surto de Covid-19.

Fonte: Mariana Pires/ Gab.Dep Marenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...