Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

FETAG-RS segue na luta pela busca dos direitos previdenciários dos agricultores

Hoje, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, e o deputado federal Heitor Schuch, que foi responsável pelo agendamento, participaram de uma videoconferência com Secretário Especial da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, e com o presidente do INSS, Leonardo José Rolim. 
Na pauta a dificuldade que os agricultores e pecuaristas familiares estão enfrentando ao requerer suas aposentadorias rurais. A FETAG-RS estima que cerca de 80% dos pedidos foram negados. 
A FETAG-RS apresentou relação com os principais problemas enfrentados pelos agricultores familiares, dentre eles, as agências que permanecem fechadas; a necessidade da retomada das perícias médicas; análises superficiais nos pedidos de benefícios; alto índice de indeferimento no auxílio-doença; e exigências desnecessárias de documentos. 
Também foi apresentada uma lista com sugestões da FETAG-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para que o INSS possa qualificar seu atendimento durante a pandemia, tais como dispensar a exigência de autenticação de documentos rurais; criação de equipes de análise para revisão de indeferimento de antecipação, tanto atestado médico quanto qualidade de segurado especial; perícia médica por telemedicina; e estabelecimento de um canal com o INSS para possibilitar abertura de revisão de benefícios que não tiveram análise adequada. 
Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “é preciso reconhecer que houveram alguns avanços desde as últimas reuniões, mas ainda há muito para ser feito, pois precisamos evoluir em muitos aspectos e o agricultor tem pressa. Não podemos esperar mais".
Como encaminhamentos, o INSS comprometeu-se a analisar a condição dos associados em cooperativas de crédito, agropecuária e de eletrificação; aumentar para 60 dias a validade do atestado para a antecipação do auxílio-doença; reduzir a necessidade de autenticação dos documentos (embora ainda tenha especificado quais); criação de um canal de diálogo para acessar a central de reanálise de benefícios rurais.
A FETAG-RS ainda apresentou proposição para repensar a demanda de perícias e encontrar alternativas, além de reafirmar a importância da participação do movimento sindical no Cadastro do Segurado Especial. 
Dentro de aproximadamente 30 dias uma nova reunião deverá ser marcada. 
Representando a FETAG-RS, também participaram da reunião a diretora, Elisete Hintz; a assessora jurídica, Elaine Dillenburg; e a consultora jurídica, Jane Berwanger.

Fonte : Imprensa FETAG-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...