Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Diário Popular de Pelotas se torna relevante interesse cultural do Estado

O governo do Estado presenteou de maneira especial o Diário Popular de Pelotas pelos seus 130 anos, celebrados hoje. 
O governador Eduardo Leite sancionou lei que declara o jornal como relevante interesse cultural do Estado. 
A lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
"É uma grande façanha, para um periódico, atravessar todo esse tempo, mesmo com tantas alterações nas formas de comunicar.
O povo já fez esse reconhecimento. Não fosse assim pensado pelo povo, não teria alcançado esses 130 anos. 
Além desse reconhecimento cotidiano dos leitores, entre os quais me incluo, é importante ter esse reconhecimento formal", detalhou o governador.
De autoria do deputado estadual Luiz Henrique Viana, o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa na semana passada. 
O Diário Popular de Pelotas, um dos três periódicos mais antigos do Rio Grande do Sul com circulação ininterrupta, é também um dos dez jornais mais antigos do Brasil. 
É o principal veículo de comunicação da zona Sul do Estado.
"Trata-se de um jornal que eu diria que é patrimônio do Rio Grande do Sul. Nesse período de existência, que passa por três séculos, com certeza não há um fato relevante que não tenha passado pelas páginas do Diário Popular. 
Esse reconhecimento tem uma importância muito grande, especialmente nesta época que vivemos de tanta fake news", disse o deputado Viana.
O ato de sanção, que ocorreu por meio de videoconferência, contou com a participação dos secretários Otomar Vivian (Casa Civil), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Tânia Moreira (Comunicação), Beatriz Araujo (Cultura), Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
Além da equipe do Executivo, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a diretora do Diário Popular, Virginia Fetter, o gerente comercial Rogério Caldellas e o editor-chefe Jarbas Tomaschewski estiveram na reunião. 
O presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul, Eládio Vieira da Cunha, o deputado federal Daniel Trzeciak e os deputados estaduais Frederico Antunes e Fernando Marroni também marcaram presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solenidade Militar pelo Dia do Exército Brasileiro

O Comando Militar do Sul realiza nesta tarde em Porto Alegre no 3 RCG, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército.  A data de 19...