Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas melhora indicadores e reabre supermercados domingos a tarde

O aumento do número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a adoção de medidas para facilitar o distanciamento social – como os serviços levados às casas de mais de 60 mil cidadãos – melhoraram a situação de Canoas nos índices que determinam as bandeiras do modelo de distanciamento controlado, do governo do Estado. 
A partir dessa avaliação positiva, a Prefeitura decidiu flexibilizar a abertura dos supermercados aos domingos, que antes podiam funcionar até 13h.
Essa é a primeira ação para retomar a normalidade do comércio local.
A região – que chegou a estar perto da bandeira preta há algumas semanas – vive agora um novo momento. 
A queda do número de internações por coronavírus e síndromes gripais aproximou a cidade da bandeira laranja. 
Canoas possui atualmente 104 leitos de UTI adulta – dos quais 20 foram abertos nas duas últimas semanas. 
A justificativa para a liberação dos supermercados aos domingos se dá, ainda, pela diminuição das hospitalizações em decorrência da Covid-19 e de internações por síndromes respiratórias agudas e graves em UTIs.
O prefeito Luiz Carlos Busato ressalta que a conscientização de todos e o respeito às regras serão determinantes para que não haja necessidade futura de mais restrições. 
“Desde antes mesmo da chegada do novo coronavírus à cidade, tomamos as devidas providências para impedir ao máximo  os efeitos da pandemia. 
Agora, conseguimos colher esses frutos, tendo a diminuição dos índices que, aos poucos, possibilitarão a abertura do comércio. 
Se houver a colaboração de cada comerciante, empresário, entidade representativa e, sobretudo, da comunidade, Canoas logo voltará à normalidade”, afirma.
Fiscalização :
Os canoenses têm desempenhado papel fundamental na denúncia de estabelecimentos que descumprem as normas previstas pelos decretos – atendendo à orientação da Prefeitura, que solicita que as ligações sejam feitas para o número 153.
A vigilância sanitária pode ainda ser acionada através do e-mail vigilancia.saude@canoas.rs.gov.br. 
No município, as ações de fiscalização são realizadas de forma integrada entre a Diretoria de Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal da Saúde; o Procon Canoas e a Guarda Municipal, ligados à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palestra prepara interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2024 de Porto Alegre

A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, junto com a Gam3 Parks - concessionár...