Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura de Canoas lança auxílio para micro e pequenas empresas em meio à pandemia

Em função da pandemia do novo coronavírus e dos impactos econômicos que a cidade vem sofrendo por causa das medidas de distanciamento social, a Prefeitura de Canoas lançou nesta tarde ,o programa Recupera Canoas, que visa auxiliar micro e pequenas empresas com consultorias, análise técnica e do perfil competitivo, assessoria em crédito e indicações para crédito.
O Recupera Canoas é um programa de recuperação empresarial para Microempreendedor Individual (MEI) e Micro e Pequena Empresa (ME e EPP).
A iniciativa conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que coloca um técnico à disposição para realizar a consultoria nas empresas.
O programa está dividido em até três fases.
A primeira é totalmente gratuita. Nela, o consultor faz um diagnóstico do negócio, o perfil da empresa e faz orientações ao empreendedor para acessar plataformas de soluções do Sebrae. 
Caso haja necessidade de avançar na consultoria, é possível aderir a outros dois pacotes, o Essencial e o Complementar, cujo investimento é de apenas 10% do valor total. 
No Essencial, os empreendedores recebem consultoria de gestão de crise, de gestão de caixa, de modelagem de negócios e mentorias coletivas exclusivas. 
Já no pacote Complementar, recebem consultoria em design para presença digital e coaching executivo on-line.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ressalta que a iniciativa visa preservar os empreendedores, o emprego e a renda do município. “Além das vidas dos canoenses, queremos proteger também os nossos empreendedores e as pequenas empresas. 
Sabemos que neste momento muitas empresas não estão encontrando saída para seu negócio. 
Como os micro e pequenos empreendedores não têm acesso às alternativas para superar a crise da mesma forma que as grandes empresas, entendemos que o nosso papel é auxiliar os canoenses neste período difícil”, comenta Busato.
O gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Copetti, afirma que, de acordo com os dados do monitoramento dos pequenos negócios do Rio Grande do Sul na crise, na sexta semana após declarada a pandemia, apenas 10% das empresas não estavam sendo afetadas negativamente. 
“As primeiras ações tomadas por essas empresas focaram em renegociação com fornecedores, redução do horário de funcionamento, férias para os funcionários e refinanciamento. 
Entretanto, muitos empreendedores precisam repensar seu plano de negócio e buscar alternativas, como vendas on-line. 
E é exatamente esse direcionamento que o Recupera Canoas busca oferecer”, explica Copetti.
Para a microempreendedora e proprietária do ViCakes, Vivian Ribeiro, que faz bolos caseiros, a iniciativa é essencial para manter os negócios em diferentes segmentos. “Sou empreendedora há dois anos e sei como é difícil crescer. Quando meu negócio começou a se desenvolver, veio a pandemia e minha vendas caíram muito. 
Agora, estou me recuperando aos poucos porque tive que me reinventar. Acredito que essa ajuda da Prefeitura será fundamental para a manutenção de muitas empresas, é uma esperança para muitos empreendedores que não estão encontrando saída neste momento”, comenta.
Os interessados podem realizar a inscrição no programa pelo WhatsApp, no telefone (51) 3427-4368.
Cidade Empreendedora :
A Prefeitura também lançou oficialmente o programa Cidade Empreendedora, que tem o objetivo de transformar a realidade econômica dos municípios pela implementação de políticas públicas de desenvolvimento. 
Durante dois anos, Canoas receberá aproximadamente 60 iniciativas, entre cursos, workshops, seminários e oficinas, que vão desde a educação empreendedora nas escolas, passando pela qualificação de servidores públicos para melhorias nos processos internos da Prefeitura, até a formação de novos empreendedores da cidade.
A vice-prefeita, Gisele Uequed, destaca a importância dos dois programas lançados, tanto para curto quanto para longo prazo. 
“O empreendedorismo está no DNA do canoense e esse apoio junto com o Sebrae será importantíssimo para a recuperação dos negócios.
Além do Recupera Canoas, o Cidade Empreendedora é fundamental porque vai trabalhar a melhoria da gestão pública e na educação empreendedora e financeira dos alunos da rede pública, o que trará resultados importantes a longo prazo”, afirma Gisele.
A iniciativa também tem parceria com o Sebrae e o investimento é de RS 500 mil. Os eixos trabalhados no setor público são: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.
O diretor-superintendente do Sebrae, André Vanoni de Godoy, afirma que Canoas foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a aderir ao programa. “Temos o objetivo de emprestar ao município uma maior condição para o desenvolvimento do empreendedorismo de uma maneira global, atuando em vários eixos, como desburocratização e melhoria do ambiente de negócio para o micro e pequeno empresário, de maneira que o município tenha mais arrecadação para gerar mais renda para a sociedade. 
Canoas vai se transformar em uma cidade mais competitiva a nível estadual e nacional”, explica Godoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...