Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Máscara Roxa

O enfrentamento à violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul é a prioridade da Campanha Máscara Roxa, lançada  ontem.
Com a iniciativa, mulheres vítimas de violência doméstica podem denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
Ao chegar na farmácia, a vítima deve pedir uma “máscara roxa”, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de uma solicitação de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e coletará alguns dados da vítima.
Depois, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que a corporação tome as medidas necessárias.
Os atendentes estão recebendo capacitação on-line para o procedimento e para garantir a segurança das vítimas.
A campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e se concretiza a partir de um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário e entidades ligadas à pauta das mulheres.
“É uma ação para salvar vidas. Os casos de violência contra as mulheres aumentaram no período da quarentena, mas há subnotificação, visto que as mulheres não conseguem sair para ir à delegacia.
Até mesmo fazer uma chamada para o 180 passa a ser arriscado pela proximidade constante com o agressor”, explicou o deputado estadual Edegar Pretto, que é coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...