Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Usuários do Caps produzem sabão para auxiliar no combate ao Coronavirus

No momento em que a distância física se impõe sobre a sociedade, algumas alternativas precisam ser encontradas para promover a união das pessoas, mesmo que em esferas simbólicas.
E é frente a este contexto que a solidariedade se sobressai, como ferramenta de aproximação e promoção de auxílio aos que precisam.
Assim, acabam beneficiados aqueles que são solidários e aqueles atingidos por tais ações.
Esta ideia de ajuda mútua é a premissa que guiou a decisão do Coletivo Ecológico de Rua Todos Unidos (Certu), formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amanhecer, em Canoas, de contribuir com o combate ao novo coronavírus.
Por lá, a Oficina de Geração de Renda e Economia Solidária, em que os participantes produzem sabão ecológico, foi suspensa como medida preventiva à Covid-19, mas isso não impediu o gesto solidário. Obedecendo ao distanciamento recomendado por órgãos de saúde e as medidas de higiene, o trabalho continuou e toda a produção mensal será doada.
O sabão, que em tempos de pandemia é um item essencial, será incorporado a cestas básicas, que estão sendo preparadas para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.
E a primeira leva deve ser entregue nos próximos dias.
A ação é um modo de dar continuidade ao tratamento dos usuários e de colaborar com grupos que costumam ajudar o Coletivo e, agora, também se dedicam a minimizar os efeitos da crise provocada pela doença.
Segundo a coordenadora do projeto, Alessandra Giovanella, que é artista visual e ministra a oficina em que o sabão é feito, a ideia surgiu com naturalidade entre os participantes do grupo.
Ela explica que, no Certu, tudo é compartilhado entre todos: as decisões, o trabalho e qualquer renda gerada a partir das produções do coletivo.
“A ideia surgiu em uma conversa que estávamos tendo.
Um dos nossos princípios mais importantes é a solidariedade, então, nós começamos a pensar sobre isso e a situação difícil do momento”, explica.

Conheça o grupo e ajude :

O Certu é um coletivo de geração de renda formado por usuários do CAPS Amanhecer. Foi criado há pouco mais de três anos e é baseado nos princípios da Economia Solidária.
O grupo se dedica, principalmente, à produção de sabão ecológico com óleo reciclado, mas também tem ampliado sua produção, confeccionando ecobags, diversos tipos de artesanato e trabalhos desenvolvidos em oficinas de arte.
Ao longo de sua trajetória já participou de diversas feiras, incluindo a maior feira de economia solidária da América Latina.
A produção de sabão é feita a partir da doação de óleo, portanto, é possível ajudar com doações do material.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3031-3331.
O CAPS Amanhecer fica na rua 15 de Novembro, 82, no bairro Nossa Senhora das Graças, e é gerido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...