Aconteceu hoje , no município de Capão do Leão, zona sul do Estado, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O ato foi realizado na Estação da Embrapa Clima Temperado. O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva representou a federação.
A cultura é uma das mais importantes do Estado, que é o maior produtor do país. Neste ano, apesar da melhora nos preços da saca, que ultrapassou a marca de R$50,00, antigos problemas da cadeia ainda prejudicam a renda dos produtores.
De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “O produtor é competitivo da porteira para dentro, mas da porteira pra fora, o custo Brasil não o deixa ter lucratividade. A Alta carga de impostos na cadeia é extremamente prejudicial. Os juros estão acima da taxa Selic, o que nunca havia acontecido. Os componentes do custo de produção que estão na mão do governo são os que mais pesam para o produtor”.
Em relação aos juros, a taxa Selic hoje é 4,25%, porém, a menor taxa do Pronaf está em 4,6%. Para quem não se enquadra no Pronaf, os juros dobram.
“Quando é que o governo vai entender que precisa proteger o produtor, que é quem alimenta e desenvolve o país? O setor respira melhor hoje graças ao mercado, ao aumento nas exportações e ao estoque baixo, mas apesar dos nossos esforços, antigos problemas, como o endividamento, e os custos altíssimos com eletricidade e óleo diesel, e logística, impedem que o produtor seja competitivo. Ou seja, problemas antigos que ainda não foram resolvidos”, completa Joel.
Juramento do Jornalista
Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Entrega de Medalhas da Legislatura
Em cerimônia marcada para o dia 7 de julho de 2025, o deputado estadual Luiz Marenco realizará a entrega de medalhas da 55ª e da 56ª Legisla...

-
Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária, Procon e Polícia Civil resultou na apreensão de 267 quilos de alimentos da Juro de Dedinho, m...
-
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou uma operação em Caxia...
-
Hoje , a Polícia Federal prendeu cinco integrantes de um grupo que cobrava R$ 250 mil para monitorar e matar ministros do Supremo Tribunal F...
Nenhum comentário:
Postar um comentário