Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Aberta oficialmente a Colheita do Arroz

Aconteceu hoje , no município de Capão do Leão, zona sul do Estado, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O ato foi realizado na Estação da Embrapa Clima Temperado. O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva representou a federação.
A cultura é uma das mais importantes do Estado, que é o maior produtor do país. Neste ano, apesar da melhora nos preços da saca, que ultrapassou a marca de R$50,00, antigos problemas da cadeia ainda prejudicam a renda dos produtores.
De acordo com o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “O produtor é competitivo da porteira para dentro, mas da porteira pra fora, o custo Brasil não o deixa ter lucratividade. A Alta carga de impostos na cadeia é extremamente prejudicial. Os juros estão acima da taxa Selic, o que nunca havia acontecido. Os componentes do custo de produção que estão na mão do governo são os que mais pesam para o produtor”.
Em relação aos juros, a taxa Selic hoje é 4,25%, porém, a menor taxa do Pronaf está em 4,6%. Para quem não se enquadra no Pronaf, os juros dobram.
“Quando é que o governo vai entender que precisa proteger o produtor, que é quem alimenta e desenvolve o país? O setor respira melhor hoje graças ao mercado, ao aumento nas exportações e ao estoque baixo, mas apesar dos nossos esforços, antigos problemas, como o endividamento, e os custos altíssimos com eletricidade e óleo diesel, e logística, impedem que o produtor seja competitivo. Ou seja, problemas antigos que ainda não foram resolvidos”, completa Joel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incêndio em empresa de onibus na BR 116 em Canoas

Um incêndio de grandes proporções na Av.Getulio Vargas pista lateral da BR 116 esquina com Rua Guarujá, bairro S.José em Canoas,consumiu v...