Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prenda Xetá

Buenas , eu sou a Prenda Márcia Teofilo tenho 39 anos, também  conhecida como "Índia Xetá" de Umuarama - PR, Capital da Amizade.
Recentemente fui condecorada como Prenda Biriva do Projeto Itinerante da Cultura Gaúcha, representando assim todos os gaúchos e gaúchas da Região Sul do Brasil que trabalham de alguma forma para o engrandecimento do nosso Tradicionalismo Gaúcho.
Para mim é honra levar nossa cultura gaúcha à comunidade carente, e escolas estaduais e municipais, pois é através desses projeto que enaltecemos o nosso gauchismo, passando adiante os usos e costumes de nós gaúchos as mais novas gerações.
Através da rádio apresento um programa tipicamente gaúcho através de nossa  música regionalista, e já fazem 3 anos que venho mantendo essa programação todos os Domingos.
Tenho como suporte cultural o Projeto Rancho Charlas de Galpão, que em aliança dos três Estados da Região Sul do Brasil, trocamos experiências e conhecimentos relacionados a História, Geografia, Indumentária Gaúcha e outros temas relativos a nossa Tradição...
Mas é através do Projeto Cultura Gaúcha na escola , e o Projeto Cante o Sul ( desde os 8 anos de idade canto o nosso chão sulino com orgulho) que me trás plena realização como prenda e pessoa.
Fui Madrinha da Semana Cultural da Escola Porto Alegre no Rio Grande do Sul onde recebi a faixa de Prenda Madrinha da Festa do Chimarrão desta escola, onde a recebi na presença do Prefeito e Primeira Dama Canoas durante os Festejos Farroupilhas de 2018 minha primeira faixa em reconhecimento de meu trabalho.
Atualmente sou Diretora Cultural do CTG Rincão dos Xetás , onde fui uma das fundadores desta entidade, e neste ano meu objetivo é dar incentivo e suporte para as prendas e peões para que aprimorem seus estudos e os aprofundem além de incentivar para que participem do concursado de prendas e crachá do dos peões.
Ao meu ver, a cultura gaúcha é uma condição de vida, que vai além de geografia e vai além de marcação de fronteiras... é amor, é alma , é coração!
Assim vamos levando essa Tradiçao  Gaúcha que agrega valores e nos faz  um povo bravo e aguerrido!
Minhas saudações Tradicionalistas à todos os gaúchos de todas as querências!  Amor pela comunicação, Amor pelo gauchismo.
E vamo, que vamo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100 mil horas de vôo do F5 no Esquadrão Pampa

Nesta manhã o 1° Esquadrão do 14° Grupamento de aviação (1/14 GAV), Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas,completou 100.000 horas...