Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Lançamento do Encatho & Exprotel 2020 marca comemorações ao Dia do Hoteleiro em Santa Catarina

Novembro chegou e com ele uma data muito importante para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, o Dia do Hoteleiro. Reunindo hoteleiros, fornecedores, autoridades, profissionais do setor e imprensa.
Com uma ampla programação, as comemorações deste ano movimentaram o Iate Hotel Florianópolis, e envolveu palestra, entrega de placas aos novos associados, lançamento da 33ª edição do Encatho & Exprotel e da 2ª edição da revista ABIH-SC, além de um almoço festivo.
Osmar José Vailatti, diretor-presidente da ABIH-SC em seu pronunciamento explica que o objetivo principal deste encontro é comemorar e homenagear os hoteleiros e todos que exercem a função neste importante setor. “Há 83 anos os hoteleiros celebram esta data para marcar a fundação da ABIH. Hoje quero agradecer a todos que estão aqui, que nos dão as mãos nesta luta e que nos ajudam na busca de melhores dias para a hotelaria catarinense. Parabéns hoteleiros e hoteleiras de Santa Catarina, do Brasil e do mundo”.
Já o deputado estadual Ivan Natz, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC,  trouxe uma mensagem de apoio. “Apesar do setor já ter uma representatividade significativa no PIB catarinense, há muito por fazer, por construir, treinar e divulgar. Estamos trabalhando para afastar a burocracia e incentivar o desenvolvimento. Os números ainda estão abaixo do que esperamos e, como parceiros da causa, estamos trabalhando para reduzir impostos que possam contribuir para atrair mais turistas”. Após o discurso, o deputado entregou uma homenagem ao diretor-presidente da ABIH-SC como reconhecimento a todos que ajudaram a construir o turismo e a hotelaria catarinense, convocando, a pedido dos deputados estaduais, que as comemorações do Dia do Hoteleiro de 2020 seja realizado em Sessão solene comemorativa dentro da ALESC.
Na sequência, o  presidente da Fecomércio Bruno Breithaupt, reforçou a parceria entre as entidades para o pleno desenvolvimento do turismo. “Coloco o sistema Fecomércio sempre à disposição. Deixo meu abraço e aproveito para enfatizar que estaremos sempre cobrando junto às autoridades a atenção necessária para o crescimento de toda categoria”.
Após os pronunciamentos, a palestra do advogado João Paulo de Mello Filippin, abordou um tema de grande interesse do setor, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Ressaltou aspectos importantes como: consentimento do titular dos dados, exceções, quem são os principais atores, advertências e tipos de multas. “Qualquer informação que possa identificar determinada pessoa seja a placa de um veículo, o CPF ou dados mais sensíveis como raça e preferências, devem seguir regras específicas. As autoridades atuarão principalmente através de denúncias dos próprios usuários. Estar preparado para responder questionamentos é uma obrigação. Não estar preparado pode gerar perdas gigantes, pois parceiros de negócios são corresponsáveis e podem abrir mão de contratos comerciais com o estabelecimento”, reforçou.
Os parceiros desta edição apresentaram vídeos institucionais e específicos em homenagem a hotelaria. Em seguida, receberam um certificado de reconhecimento pelo importante apoio às ações da entidade, a saber: Desbravador, Pormade Portas, JN Hotelaria, Harus, Gena, Top Car, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Gute Schokolade , Eterna Flor e Iate Hotel.

Lançamento Encatho & Exprotel 2020:
Antes do almoço festivo, Lara Perdigão, Relações Públicas da ABIH-SC realizou a apresentação da temática e data da próxima edição do Encatho & Exprotel. A 33ª edição do maior encontro de hoteleiros do Sul do país acontece de 18 a 20 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema “Mercado & Negócios”. Anunciou também a importância do evento estar incluído no período do Floripa Conecta. Para divulgar o evento ao longo dos próximos nove meses foi lançada também a 2ª edição da Revista da ABIH-SC. Com 48 páginas, a publicação trás um resumo das principais atividades da edição 2019 do Encatho, uma breve apresentação das ações e funcionamento da ABIH-SC e a lista completa de hotéis associados e sócios colaboradores da entidade.

Os números da hotelaria Catarinense;
Os serviços de hospedagem estão relacionados ao turismo como um dos mais importantes elos na cadeia do segmento e, Santa Catarina é um destino de enorme potencial turístico. Para a ABIH-SC, conhecer o perfil e realidade do setor hoteleiro no estado é de fundamental importância pois, como afirma Osmar Vailatti, “só a partir do entendimento do contexto é possível adotar ações e políticas que viabilizem o seu crescimento”.
Segundo dados do IBGE, Santa Catarina, conta com 1.782 estabelecimentos (5,7% do total), 56.573 unidades habitacionais (5,6% do total) e 146.837 leitos (6,1% do total). O levantamento aponta também que 44,8% são hotéis, 36,9% pousadas, 9,5% motéis e 8,8% outros meios.


Perfil do Hoteleiro Catarinense:
A Fecomércio-SC, em parceria com a Associação Brasileira de Hotéis de Santa Catarina, realizou em 2018, a pesquisa Perfil do Setor Hoteleiro Catarinense. O levantamento teve como objetivo apurar dados sobre a realidade do setor no Estado, com questões sobre a infraestrutura, taxas de ocupação e qualidade de serviços, permitindo a construção de informações relevantes que auxiliem e fomentem o desenvolvimento da hotelaria catarinense.
A pesquisa demonstrou que os meios de hospedagem em Santa Catarina têm em média 21 anos de funcionamento. O maior volume está presente no Vale do Itajaí (39,7%). São empreendimento com no máximo 49 empregados (91,5%). Possuem média de 47,65 unidades habitacionais e 110,16 leitos. A região com maior quantidade de leitos é a Grande Florianópolis, com 163, valor impulsionado por grandes empreendimentos presentes na região. Sobre a administração, a maior parte ainda é formada por estabelecimentos independentes com administração familiar. Para acesso completo ao estudo solicite através do e-mail abih@abih-sc.com.br
Confira as fotos e destaques do Dia do Hoteleiro nas redes sociais da ABIH-SC – www.facebook.com/abihsc | www.instagram.com/abihsc | www.abih-sc.com.br

Divulgação:
Vânia Monteiro - VM Comunicação
Foto: Fabrício - Imagem & Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicado sobre a morte de Gugu Liberato de

Nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente (uma queda) em sua casa em Orlando e encontra-se internado em ob...