Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Histórico da Semana Farroupilha em Canoas.

A Chama Crioula surgiu em 1947, quando Paixão Cortês e um grupo de amigos retiraram a centelha do Fogo Simbólico da Pátria que tinha vindo do cemitério de Pistóia na Itália onde repousam restos mortais de ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.
Em Canoas o Tradicionalismo teve início em 1955 com João  Palma da Silva,que antes de denominar Biblioteca e Escola fundou o Centro Canoense de Tradições Rancho Crioulo (CCT,não  CTG).
Até 1991 a Semana Farroupilha era itinerante,sendo que a Chama Crioula percorria os CTGs da cidade que a recebiam, organizando para tanto, tertúlias, apresentações artísticas musicais, jantares de confraternização e guarda para a mesma Chama.
A partir de 1992 a Semana Farroupilha passou a realizar-se no Parque Esportivo Eduardo Gomes, tendo por principal incentivadora a Prof.Ivone Melania Frare que ocupava na época cargo junto a secretaria Municipal de educação.
De lá pra cá, chegou se a 27ª edição neste ano de 2019,com a participação de mais de 70 entidades filiadas à AETC, que se dividem em 2 espaços denominados de áreas artísticas no interior do parque e a Campeira situada aos fundos do estacionamento.
O Parque situa-se na Av.Guilherme Schell,4400 no Bairro Fátima,todas as atividades são gratuitas,contando o local com praça de alimentação e comercialização de pratos típicos da culinária gaucha pelas Entidades Tradicionalistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100 mil horas de vôo do F5 no Esquadrão Pampa

Nesta manhã o 1° Esquadrão do 14° Grupamento de aviação (1/14 GAV), Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas,completou 100.000 horas...