Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputado Marenco,lança a Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha

O Deputado Luiz Marenco realizou na noite de ontem, o lançamento da Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha. O evento aconteceu na sede da Embaixada Bairrista, em Porto Alegre, com a presença de importantes autoridades, artistas, produtores culturais, representantes de entidades e imprensa.
Prestigiaram o lançamento, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o governador Eduardo Leite, o ex-ministro da Cultura Vitor Ortiz, os deputados Fernando Marroni, José Nunes e Luiz Henrique Viana. Foram representados por sua assessoria os deputados Carlos Búrigo, Neri o Carteiro, Franciane Bayer, Vilmar Lourenço, Eduardo Loureiro, Fran Somensi, Dalciso Oliveira e Capitão Macedo, entre outros. O senador Luiz Carlos Heinze também se fez representar por seus assessores. Autoridades municipais de diversas cidades também marcaram presença na solenidade, a exemplo do Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade de Campo Bom, Henrique Scholz, o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer da cidade de Piratini, Fladimir Moura Gonçalves, a coordenadora de Cultura da cidade de Campo Bom, Renata Silva e o chefe do departamento de Turismo da cidade de Lagoa Vermelha, Lucas Motta. Representando a Prefeitura Municipal de Esteio e o festival “Esteio da Poesia Gaúcha”, compareceu o jornalista Djalma Pacheco. Os presidentes da Academia Brigadiana de Letras, Alberto Afonso Landa Camargo e da Estância da Poesia Crioula, Ubirajara Anchieta, também estiveram no encontro músicos, cantores, compositores, poetas, produtores culturais e profissionais de imprensa.
O deputado Luiz Marenco, proponente da Frente Parlamentar, ressaltou em seu pronunciamento, a adesão de outros parlamentares na sua proposta de fortalecer a cultura regional gaúcha. Que este ato é o princípio da ação que pode se tornar uma antena captadora de boas ideias para o enfrentamento de questões como o enfraquecimento dos festivais, o descaso com o folclore, a dificuldade de manutenção da tradição, os empecilhos que travam a literatura regional, a dificuldade do exercício digno da profissão de artista regional, as burocracias que dificultam os produtores culturais, os contratempos de inserção da cultura regional no processo educacional de base, a ausência de possíveis facilitações de acesso do público em geral ao produto cultural gerado no Estado e tantas outras questões que, segundo ele, vão ser descortinadas através do debate parlamentar e reuniões com os diversos segmentos culturais.
A secretária Beatriz Araújo salientou a importância do Legislativo debater e legislar sobre o fortalecimento da cultura, lembrando que em tempos nos quais atuava como produtora cultural sempre buscou a interação com parlamentares no aprimoramento das leis que pudessem favorecer o processo cultural. Ressaltou que o governador tem grande interesse no fortalecimento da cultura do Estado e que delega a sua pasta esta incumbência, prestigiando com seu apoio.
O evento contou com música, a cargo de Pirisca Greco, Texo Cabral, Paulinho Goulart e Duca Duarte, um assado a cargo da assessoria do deputado e, neste momento de descontração, alguns debates sobre o tema nos diversos grupos que se formaram por adesão de identificação cultural.
O deputado Marenco conclamou a participação dos artistas e produtores culturais na frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha, que vai até o fim desta legislatura. Ele aproveitou a oportunidade para antecipar que em outubro vai ser lançada na Assembleia Legislativa a “Comissão Especial Sobre a Situação da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha” que vai ter duração de quatro meses.
Marenco reafirmou em seu pronunciamento, que apoio à cultura é um compromisso de sua legislatura. “A cultura regional é um instrumento fantástico de consolidação da identidade de um povo e fundamental para sua cidadania”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF prende traficante com 120 quilos de maconha em Sapucaia do Sul

Em uma abordagem orientada pelo serviço de inteligência, Policiais Rodoviários Federais apreenderam 120 quilos de maconha que era transporta...