Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

PRF em Lajeado inicia fiscalização com os novos etilômetros


A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta tarde a fiscalização com os novos etilômetros. A ação foi realizada no km 342 da BR-386, em Lajeado.
Os novos aparelhos foram utilizados por cerca de três horas. Neste período, 27 testes foram realizados durante as abordagens realizadas pela PRF. A imprensa local se fez presente durante parte das atividades, colhendo informações dos policiais e opiniões dos motoristas fiscalizados.
Uma das vantagens do novo aparelho é que existem dois modos de operação: passivo e ativo. No modo passivo, não é necessária a utilização do bocal, nem que o condutor assopre, bastando a proximidade do etilômetro com a boca. Esse primeiro teste serve apenas para detectar a presença ou não de álcool no organismo e leva poucos segundos para ser realizado.
A utilização no modo passivo não gera punição, porém direciona o policial a realizar testes completos apenas com os condutores possivelmente embriagados. Se o teste no modo passivo tiver resultado positivo, o motorista será convidado a fazer o teste no modo ativo (desta vez com a utilização do bocal descartável), no qual será medida a quantidade de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Isso significa maior agilidade e, consequentemente, um maior número de condutores fiscalizados, culminando em mais motoristas embriagados sendo retirados das rodovias. Outra vantagem é a economia ao erário, já que uma menor quantidade de bocais serão utilizados.
O Rio Grande do Sul conta, no momento, com 22 novos aparelhos. Dois deles estão à disposição da Delegacia em Lajeado, que compreende o trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e ainda parte da BR-470. A PRF deixa claro que, por enquanto, os aparelhos antigos também continuarão sendo utilizados.

Fonte: PRF/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...