Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Bem maior que eu sonhei

Me chamo Tanise e quando iniciei minha caminhada como prenda de faixa lá em 1986, não fazia ideia da emoção que seria estar aqui novamente como Prenda Veterana do CTG Desgarrados do Rio Grande do Sul MTG/SC  e Prenda Chinoca do CTG Rancho da Amizade MTG/RS. A imagem daquela prenda tímida quando mais jovem, ficou perdido no passado. A prenda agora veterana e experiente, deixou há tempos de lado a vergonha de falar em público, de expor seus sentimentos e ideais gaúchos, e reinventa dia após dia, novas formas de divulgar e promover a cultura gaúcha nos mesmos moldes de antigamente, com a mesma grandiosidade de seus princípios e valores gaúchos. Essa vivência onde aprendi com meu pai e com minha mãe, a trilhar sempre no caminho da retidão e da honra, é o que sempre norteou meus pensamentos junto a esse Movimento Tradicionalista Gaúcho,  que com o decorrer desses últimos ano havia mudado um tanto!
Ser prenda, seja de faixa ou não, é se destacar como mulher nesse mundo de CTGs, que sabemos que por tantas vezes que é tão machista, mas não posso me queixar. Fui muito bem recebida com braços abertos em todos os lugares que estive nesses últimos 4 anos de meu retorno. Sou grata pela companhia de todas as prendas e os peões que cruzaram por mim e ao passo desses 35 anos como Tradicionalista, pessoas especiais que se tornaram grandes amigos e parceiros de caminhada, e formaram nesse meio minha segunda família... Por isso, quero agradecer à todos aqueles com quem cruzei caminhos, que andaram junto por um tempo e que me deram suas amizades. Quero agradecer, de todo coração, ao Dorotéo Fagundes, que me deu tanta liberdade para que eu pudesse divulgar os Eventos Tradicionalistas do Brasil no Programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, pois essa foi a forma como podíamos e como acreditávamos ser correta. Quero agradecer ao Cauê Nascimento, e toda equipe do Grupo Voz Nativa de Comunicações  pela oportunidade de divulgar vários de meus projetos, pois se meu prendado teve presença e trabalho, foi porque você Cauê e o Jose Luis Biulchi da Radio Voz da Querência me  receberam de coração aberto, com carinho e confiança. Por falar em confiança, quero agradecer também a minha querida Elma Santana, ex- Patrona Festejos Farroupilha 2017 que me deu a total liberdade de, tantas vezes, falar em nome dela, especialmente quando ela foi Candidata à Deputada Estadual, e me escolheu para ser sua Assessora Tradicionalista e divulgar sua campanha. Seria injusto citar mais nomes, com a possibilidade de esquecer  de tantas outras pessoas que incentivaram, que apoiaram e acompanharam essa caminhada! Sei que em seus corações vocês saberão quem são. Ainda sigo na luta, e para esse novo ciclo, trago um Projeto de Voluntariado de minha autoria, que tem como propósito  enaltecer a Cultura Gaúcha, bem como nossos usos e costumes dentro das escolas nos três  Estados do Sul do Brasil - RS, SC e PR. O sentimento é quase de DEVER CUMPRIDO! Continuo apostando no velho e bom Tradicionalismo engessado de antigamente, neste povo Gaúcho espalhado mundo afora que tem aperto de mão e o abraço apertado e que querem muito trabalhar em prol do Movimento... Este olho no olho, o mate topetudo,  o respeito, as amizades é o que sempre vão me fazer seguir adiante nessas indiadas e que modernismo nenhum vai me conseguir me "remoldar".

2 comentários:

  1. Que lindas palavras Tanise...vc lutou e chegou lá... parabéns pela tua conquista. Merecedora...um grande beijo no seu coração.
    Lu.

    ResponderExcluir

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...