Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Casal doa brinquedos feitos de madeira para crianças venezuelanas


Foi através do exemplo do pai, Mário Szekir, que o aposentado canoense de 74 anos, Solon Szekir, decidiu dedicar o seu tempo à produção de brinquedos de madeira para doação. Morador de Nova Santa Rita, Solon passa os dias em sua oficina criando carrinhos, caminhões, móveis de bonecas, tratores e outros veículos de brinquedo, tudo confeccionado com madeira reciclável. “Não posso ver um móvel quebrado na rua que já recolho. Esse é um material muito valioso para mim, inclusive tem pessoas que me ajudam levando esse material até a oficina quando pretendem colocar fora”, conta Solon.
Há 20 anos, depois da aposentadoria, ele passou a dedicar o seu tempo a solidariedade. Adquiriu todas as ferramentas necessárias para a produção dos brinquedos e abriu uma verdadeira fábrica de sonhos. O trabalho começa em março e se estende até dezembro, quando os brinquedos são doados na época do Natal. Cada ano, uma instituição diferente é escolhida. Este ano, a esposa de Solon, Rosane Siqueira, entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Social de Canoas, Luísa Camargo, para fazer a doação de 30 brinquedos ao município. “Vamos encaminhar essa doação aos Centros Temporários de Acolhimento de venezuelanos aqui da cidade. Os brinquedos ficarão em um espaço destinado para o uso coletivo, onde as crianças vão aprender a socializar e ter contato com um trabalho totalmente diferente do que eles estão acostumados”, ressalta a secretária Luísa.
Além de Canoas, outras crianças já receberam doações da família este ano. Solon procura sempre ter algum brinquedo pronto em casa, disponível para qualquer “emergência”. “Às vezes, alguns meninos passam na frente de casa e conhecem o nosso trabalho. Então eu sempre tenho alguma coisinha pronta para dar a eles. Não dá para negar o brinquedo para uma criança”, revela. O aposentando não tem resposta quando questionado sobre o que sente na reação das crianças quando recebem o presente. Depois do sorriso tímido, a esposa intervém: “o Solon é muito emotivo. Nós já tentamos entregar algumas vezes, mas acabamos optando por fazer essa doação silenciosa. A emoção é muito grande e o Solon não consegue segurar as lágrimas”, conta Rosane.
O trabalho delicado e bem acabado do aposentado já apareceu em diferentes veículos de comunicação e também já fez a alegria de muitas crianças em muitos município da região. O trabalho de Solon é bastante conhecido em Nova Santa Rita e Canoas, onde trabalhou e morou durante muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...