Com o cenário eleitoral
definido e a expectativa de que R$ 13,7 bilhões sejam injetados na economia do
RS a partir do pagamento do 13º salário, os supermercados gaúchos já iniciaram
a preparação de suas lojas para a chegada daquele que tradicionalmente é o
melhor período de vendas do ano, as festas de Natal e Ano-Novo. Para entender
as expectativas de vendas dos supermercadistas e a intenção de compras dos
gaúchos para as festividades, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encomendou estudo ao Instituto Segmento Pesquisas, que
ouviu 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de
diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. Os resultados do
levantamento, divulgado nesta terça-feira (6) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa
Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em
supermercados para as festas de fim de ano, o que impulsiona uma projeção
otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do
setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. Segundo Longo, os caixas
dos supermercados deverão absorver cerca de 20% (ou R$ 2,7 bilhões) do 13º dos
gaúchos, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves
natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.
Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor
supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos
de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9% superiores
aos praticados nas festas do ano passado. "Percebemos um clima crescente
de compartilhamento entre familiares e amigos, que buscam cada vez mais
reuniões e confraternizações em grupos nas ceias de Natal e Réveillon,
dividindo custos e garantindo uma grande festa", detalha Longo. Segundo os
números do Instituto Segmento, cada gaúcho vai presentear em média 6 pessoas do seu convívio, oportunizando ao
varejo a comercialização de produtos mais acessíveis. "Quanto maior é o
número de pessoas presenteadas, mais cresce a procura por presentes mais
baratos. Neste cenário, os supermercados ganham a preferência, por
oportunizarem conveniência, facilidade de pagamento e opções de presentes com
menor preço", sublinha o presidente da Agas. De acordo com a
pesquisa, 90% dos supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento vão fazer
algum tipo de promoção no período de festas.
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