Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prefeitura recorre ao Ministério Público para evitar falência do Hospital Nossa Senhora das Graças

Na manhã de ontem, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, esteve reunido com os promotores Rafael Russomanno Gonçalves e Sônia Madalena Silveira Bonilla, representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. O encontro ocorreu na comarca do Ministério Público Estadual (MP) em Canoas e teve como pauta a busca de soluções para a grave crise enfrentada pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A prefeitura de Canoas manifestou preocupação com a situação pré-falimentar em que se encontra a instituição. O hospital, que é privado e administrado pela Associação Beneficente Canoas (ABC), enfrenta grande crise financeira e administrativa, que ocasiona prejuízos no atendimento à população e também no atraso do pagamento de salários à Pessoas Jurídicas que prestam serviços no local.
A Prefeitura e o Simers têm buscado constantes alternativas para salvar o HNSG da falência, mesmo com falta de diálogo da ABC junto às demais instituições. Esgotadas as tentativas de consenso, Simers e Prefeitura buscaram, então, o Ministério Público. A intenção é encontrar saídas legais para manter o hospital em funcionamento, quitar as dívidas trabalhistas, reorganizar administrativamente a instituição e permitir que pacientes que procuram o HNSG, através do SUS ou por convênios, tenham atendimento qualificado.
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destacou que o Poder Executivo Municipal acompanha e monitora a situação do HNSG com preocupação. “A solução deste problema, que se arrasta há anos, depende de ações exclusivamente da ABC. É dela a responsabilidade de manter o hospital em pleno funcionamento e manter a sanidade fiscal e administrativa. Nós estamos agindo fortemente para evitar a falência do hospital, buscando soluções plurais e dentro da lei”.
Na próxima semana, um novo encontro entre Prefeitura de Canoas, Ministério Público e Simers deve ocorrer e desta vez são esperados representantes da Associação Beneficente Canoas. A intenção é dar prosseguimento a um plano de salvação do hospital, através da mudança radical da gestão, com base na legislação.

Crise financeira:

A Prefeitura realiza à empresa administradora do Hospital Nossa Senhora das Graças um repasse mensal de aproximadamente R$ 6,5 milhões. Esses pagamentos são feitos rigorosamente em dia, para que os moradores de Canoas tenham atendimento através do Sistema Único de Saúde nas mais diferentes especialidades, desde a emergência até exames e procedimentos de cirurgia. O valor também é repassado para que os funcionários do hospital e suas terceirizadas tenham todos os meses seus salários pagos na data certa. O que não ocorre atualmente.
Os promotores ouviram relatos do médico Omar dos Santos, representante do corpo clínico do hospital, de que existem prestadores de serviço que há mais de dois anos têm pagamentos em atraso. Já a diretora do Simers, Clarissa Bassin, contou aos membros do MP que, inclusive, valores que são repassados ao hospital por planos de saúde particulares, como pagamento por consultas e procedimentos, não chegam aos médicos.
Também participaram do encontro a secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, e os adjuntos da pasta, Patrícia Urrutigaray e Marcos Ferreira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, o procurador-geral de Canoas, Volnei dos Santos, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, vereador Bamberg, e o líder de governo, vereador Patrício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...