Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Bento Gonçalves do Nascimento à Revolução: biografia histórica

O livro Bento Gonçalves do Nascimento à Revolução: biografia histórica terá seu lançamento amanhã, às 19 horas, no Clube de Cultura, na rua Ramiro Barcelos, 1853 em Porto Alegre, após já ter sido lançado em 04 de junho na antiga sede do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
Bento Gonçalves da Silva (1788/1847) foi o principal líder da Revolução Farroupilha, que irrompeu no Rio Grande do Sul em 1835. De cunho republicano, essa Revolução durou dez anos sendo considerada por muitos como o movimento rebelde mais relevante do período imperial.
Bento Gonçalves é homenageado em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, dando nome a ruas, escolas, praças, ou tendo sua imagem reproduzida em bustos e estátuas. Sua figura é festejada por uns, criticada por outros. Entretanto, a seu respeito, existiam apenas esboços biográficos. Esta é a primeira biografia histórica. Uma publicação de fôlego, resultado de quatro anos de pesquisa em fontes diversas do Brasil e do exterior.
O livro contextualiza ricamente o momento histórico em que viveu Bento Gonçalves. Nesse sentido, a obra se torna de grande importância para quem se interessa pela história do Brasil, o processo de independência, a derrubada de D. Pedro I, conflitos do período da regência, bem como pelos processos que levaram à constituição das repúblicas do Prata e o processo de descolonização da América como um todo.
O livro está a venda na banca de revistas dentro do Mercado Público e na Livraria Martins Livreiro (Rua Riachuelo,1291) em Porto Alegre.

Sobre o autor: Giovanni Mesquita do Estreito é historiador, museólogo e professor de História. É diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...