Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Semana Farroupilha de Canoas recebeu mais de 120 mil pessoas

Foram 12 dias de intensas atividades na Semana Farroupilha de Canoas. Mais de 120 mil pessoas marcaram presença no Parque Eduardo Gomes e demonstraram a força da tradição na cidade. Shows, apresentações artísticas, campeonatos de tiro de laço, gineteadas  e, claro, muito churrasco fizeram a alegria de peões e prendas de Canoas e de diversas cidades da região. 
O  inicio das comemorações foi no dia 9, quando a cidade recebeu aproximadamente 600 cavalarianos, que carregavam a Chama Crioula que ficou guardada no parque Eduardo Gomes.A Chama Crioula, que simboliza a história do gaúcho e homenageia os feitos da Revolução Farroupilha, foi  extinta somente à meia-noite do dia 20 de setembro - data magna no Rio Grande do Sul. Entre a chegada da chama e o momento em que ela foi extinta, o parque recebeu uma gama variada de eventos culturais que movimentou pessoas de todas as idades.
O palco abrigou shows de grandes nomes da música tradicionalista gaúcha, como: Os Fagundes, Luiz Carlos Borges, César Oliveira e Rogério Melo, Tchê Guri, Eco do Minuano e Bonitinho, Tchê Barbaridade, Luiz Marenco e Dante Ramon Ledesma, que mora em Canoas há 40 anos. Na segunda-feira (11), câmeras de televisão e cinegrafistas movimentaram o parque. Às 20h, os apresentadores Neto Fagundes e Shana Müller saudavam os gaúchos de todos as querências. Era a gravação do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, que agitava as mais de 15 mil pessoas presentes naquela noite. Os gaúchos também acompanharam os destaques da Semana Farroupilha através das lentes da Record e do SBT, com a transmissão ao vivo de Canoas dos programas Balanço Geral e SBT Rio Grande 2ª edição, respectivamente. No dia 12, as risadas foram garantidas pelo Guri de Uruguaiana, interpretado pelo humorista Jair Kobe. Nos piquetes, a música também não parou, foram mais de 100 apresentações ao longo do evento.
Durante os 12 dias também foi possível aprender uma porção de coisas relacionadas às tradições gauchescas: teve oficina de chimarrão, de chula, de estilingue, de indumentária, de dança, de lendas e crendices, de como emalar o poncho e de vaca parada. Os pequenos também tiveram espaço na agenda, com passeios de carroça e cavalo, contação de histórias e espetáculo de teatro. As escolas agendaram horários e levaram seus pequenos para ter contato com a tradição. O parque Eduardo Gomes recebeu mais sete mil alunos canoenses.
A realização do 14º Rodeio Internacional Cidade de Canoas atraiu espectadores de várias partes do estado e até de fora dele. No último dia do evento, o Desfile Farroupilha contou com a participação de 500 cavalarianos que percorreram as ruas da cidade.
O secretário da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, se mostrou empolgado com a realização da Semana Farroupilha. "Tivemos um público que superou nossas expectativas. A agenda contemplou diversos públicos. Nossos shows, priorizam artistas canoenses e também grandes nomes da cena cultural.", destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tragédia em incêndio de Pousada em Porto Alegre

Nesta madrugada , um incêndio devastador atingiu uma pousada no centro de Porto Alegre, resultando na morte de pelo menos dez pessoas.  O fo...