Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

I Palestra sobre indumentária gaúcha com Marina Paixão Côrtes


I PALESTRA SOBRE A INDUMENTÁRIA GAÚCHA

(com a Exposição - "Paixão Côrtes: 90 anos")

Palestrante: Marina Monteiro Paixão Côrtes
Participações especiais: João Carlos Paixão Côrtes, Sandro Arruda, Terno de Reis Santo Operário e Grupo de Masquê Brazão do Rio Grande
Domingo, dia 30 de julho de 2017
No CTG Brazão do Rio Grande - Canoas/RS
Rua Men de Sá, 561 - Bairro N. S. das Graças 

Contribuição cultural: R$30,00 (Almoço por adesão no local)

A palestra trará ao público uma visão informativa de como se vestiam nossos peões e nossas damas da campanha Rio-Grandense através dos tempo, partindo do panorama universal das modas e do bem vestir, sob as óticas bibliograficas publicadas por João Carlos Paixão Côrtes e sua esposa, Dona Marina Monteiro Paixão Côrtes. Alertara-se também para visões históricas erroneas, quanto à uniformizações de modelos, penteados, maquiagens, tecidos e cores no trajar moderno, sob a falsa idéia de preservação dos nossos usos e costumes, balizados somente na plástica do espetáculo artístico, assim como modelos não compativeis ao corpo e cores não condizentes com a pele. 
Em desfile e slides, serão demonstradas peça por peça, seriamente fundamentadas nas obras: "Vestimenta do gaúcho" (1961), "Pesquisa sobre a indumentária da chinóca do século passado" (1963), "Adornos de bombachas" (1964), "Arrastando espora" (1964), "O traje de passeio da prenda de antanho" (1964), "Artes e trajes regionais" (1965), "Do poncho ao pala" (1966), "Gaúchos de faca na bota" (1966), "As facas marca Coqueiro" (1967), "Sobre a indumentária gauchescas" (1969), "O Gaúcho - danças, trajes e artesanato" (1978), "Duas épocas na vestimenta do gaúcho" (1987), "Ponto e pesponto da vestimenta da prenda" 1998), "A moda - alinhavos e chuleios" (2000), "Danças birivas do tropeirismo gaúcho" (2000), todas de João Carlos Paixão Côrtes.
Programa: A indumentária masculina, biriva e feminina, peça por peça, da cabeça aos pés. Acessórios e adornos. Tecidos, cores e moldes. O trajar feminino. O traje feminino de inverno.
Documentário: Análise e desfile ao vivo de peças folclóricas, originais e raras. Projeção se slides e imagens de desfiles e pesquisas "in loco", investigadas em museus da Espanha, Portugal, Açores, Inglaterra, Escócia, França, Argentina, Brasil e Rio Grande do Sul. 
Considerações sobre peças: Marina Paixão Côrtes e Sandro Arruda
Produção e auxílio nas peças e desfiles: CTG Brazão do Rio Grande
Apoio cultural: Prefeitura municipal de Canoas/RS, MTG/RS e FEGADAN 2017
*Obs.: Por motivos de direitos de imagem e direito autorais das peças e palestrantes, será proibida a reprodução sonora, fotográfica e audiovisual da palestra. 

Programação:
Cadastramento das 8:30h as 9:00h
09:00h - Sessão de abertura
09:30h - Indumentária masculina - Com Sandro Arruda
12:00h - Almoço
14:00h Indumentária feminina - Com Marina Paixão Côrtes
17:30h - Apresentações de encerramento
18:00h - Encerramento

Contatos:
Icaro Aquino: 51.991144710
Raquel Capilheira: 51.999496413
Diego Müller: 51.981128369

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...