Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Curso de Folclore 2017

A Comissão Gaúcha de Folclore, instituição técnica da área do folclore, reconhecida pela UNESCO, e filiada à Comissão Nacional de Folclore, em parceria com a Fundação Santos Herrmann, realiza até amanhã no anfiteatro do Memorial do Rio Grande do Sul, Curso de Folclore 2017 (Gaúcho e Brasileiro), com duração de 40 horas aula, destinado a pessoas identificadas com os fazeres das culturas populares tradicionais em toda a sua abrangência.
O curso tem, entre seus objetivos, a introdução à ciência do folclore, suas características e seu campo de ação, o estudo de conceitos  de cultura e seus reflexos na economia,  autores gaúchos e sua relação com a cultura regional, o estudo de festas e folguedos folclóricos e tradicionais, literatura oral com destaque para o cordel, trova e pajada; contribuição dos formadores do povo gaúcho ao seu patrimônio cultural, música e dança folclórica nacional com recorte gaúcho, introdução à formação de auxiliares de pesquisa e registro de culturas populares tradicionais, e a orientação sobre a aplicação do folclore no processo de ensino formal.
Dentre os participantes estão 3 tradicionalistas vindos do estado de Santa Catarina com destaque para a 1 prenda veterana da CBTG Thais Dutra e a também prenda veterana do CTG Desgarrados do RS Tanise Ramos Feliciani.
As palestras estão sendo ministradas por professores folcloristas integrantes da Comissão Nacional de Folclore, da Comissão Gaúcha de Folclore, da Fundação Santos  Herrmann e por professores especialistas em música, teatro e literatura regional convidados. 
Conta com o apoio institucional da Comissão Nacional de Folclore, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...