Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Amor a tradição gaúcha,vai além fronteiras

Nascida e criada em um Rio Grande do Sul urbano, moderno e plural, ainda era muito jovem quando comecei a participar do Movimento Tradicionalista Gaúcho.  Aprendi desde cedo a manter as regras intocadas, o apego aos valores em nome do culto ao passado, abria porteira para a renovação somente quando isso garantia que o tradicionalismo tivesse um futuro embasado naquilo tudo que diz respeito ao gauchismo.
Desde a infância cantava no Coral Tradicionalista e Dançava em Invernada na qual participava de provas na modalidade por todo Estado. Mas ainda a Música e a Dança não satisfaziam o meu amor em transmitir as outras pessoas tudo o que eu sabia. Foi através dos Concursos de Prendas que ali pude me preparar através dos estudos e aperfeiçoar cada vez mais o dom da oratória, lapidando pouco à  pouco minha postura e pensamentos para aí sim poder ensinar o que aprendia dentro e fora do CTG, passar adiante este sentimento puro de ser gaúcha! Essa minha dedicação me preparou para uma vida toda. Me deu base e entendimento para conhecer a minha história e dos meus antepassados...  Tudo que se referia aos valores culturais do meu Estado, dizia a respeito de mim e de todos que estavam ao meu lado. Creio que isso é muito mais que dizer "eu sou gaúcho" - mas em SER GAÚCHO.
O ambiente familiar, as amizades, e a oportunidade de conhecer diversos lugares e cidades do RS e fora dele, sempre prevaleceram e prevalecem até hoje diante do status e o caminho por mim percorrido - de quem eu era, do que um dia fui e hoje sou.
Não eram somente as vitórias ou as inúmeras faixas que recebia a cada concurso que ganhava, tão pouco os troféus ganhos na Declamação ou Intérprete Vocal que me traziam alegria cada vez que botava os pés dentro de um CTG. Era sim a energia, a alegria de cada vez que subia no tablado, pra me apresentar com meu grupo de invernada de CTG ou assistir aos CTGs co-irmãos. Tão pouco, toda vez que pegava o violão e tocava uma "música gaudéria" e falava sobre "Tradição" independente do lugar que estava. Até hoje faço isso e confesso, que isso é algo natural que vem de mim. Falar sobre as músicas, falar sobre tradicionalismo, ou contar sobre lendas, ensinar jogos as crianças e adultos... enfim essa sou eu: verdadeiramente gaúcha!
Meu coração fica aos pulos e me vem lágrimas aos olhos de emoção porque sinto isso o tempo todo. E poder fazer com que os outros sintam o que é sentir  SER GAÚCHO (ou resgatar esse sentimento de quem já é gaúcho) é algo tão expontâneo que não poderia deixar de dar continuidade ao que vivi e aprendi aqui onde hoje vivo, Santa Catarina.
Me chamo Tanise, já fui :
- 1ª Prenda Mirim CTG TIARAYÚ   1986/1987
- 2ª Prenda Mirim 1ª RT / MTG /RS 1986/1987
- 2ª Prenda Juvenil CTG TIARAYÚ 1988/1989
- 1ª Prenda Juvenil CTG TIARAYÚ 1989/1990
- Mais Prendada Prenda Juvenil CTG Gomes Jardim - Guaiba 1989/1990
- Mais Prendada Prenda Juvenil
CTG Aldeia dos Anjos - Gravatai 1989/1990
- Mais Prendada Prenda Juvenil
CTG Vaqueanos da Cultura - ETA - Viamão 1990/1991
- 2ª Prenda Juvenil 1ª RT / MTG /RS 1990/1991
- 1ªPrenda Juvenil 1ª RT / MTG /RS 1990/1991
- Rainha da Bocha CTG TIARAYÚ  1992/1993
-  1ª Prenda Colégio Dom Bosco  1992/1993
- 1ª Prenda CTG TIARAYÚ 1993/1994
- Mais Prendada Prenda CTG Coxilha Aberta - Porto Alegre 1993/1994
- 3ª Prenda Adulta 1ª RT / MTG /RS 1994/1995
- 2ª Prenda Adulta 1ª RT / MTG /RS 1994/1995
Atualmente 1ª Prenda Veterana CTG DESGARRADOS DO RIO GRANDE DO SUL
Vale do Maciambu - Palhoça  7ªRT / MTG / SC 2016/2018, responsável pela parte cultural da nossa entidade que fica na região do Vale do Maciambú - Palhoça / Santa Catarina. Sou a idealizadora  do nome e do logo da entidade que estamos fundando entre a Guarda do Embaú e Enseada da Pinheira.
Pertencemos a 7ªRT/MTG/SC, e nosso trabalho Tradicionalista visa "acolher" todos os amigos gaúchos que por aqui passarem, seja em qualquer época do ano. E brincamos, dizendo que somos tão "casca gossa e gaúcho" que não andamos só à cavalo pilchados - mas até atravessamos o mar vestido à caráter só pra dizer que somos gaúchos!
Dizer que se é gaúcho é como que dizer que temos uma "identidade". Como se isso fosse suficiente pra justificar quem somos e de onde viemos. E tudo isso porque SER GAÚCHO é estar arraigado a esses valores muito bem definidos, a um povo bravio e forte. Ser Gaúcho é ter orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul. É valorizar a CULTURA e a CORAGEM que nossos antepassados tiveram em defender nossa terra com bravura.
O objetivo é seguir em frente. Estamos motivados por metas que têm significados profundos, por sonhos que precisam ser realizados, por puro amor que precisamos expressar. Espero em breve poder receber aqui todos gaúchos vindos de toda parte do mundo, seja gaúcho de nascença ou de coração, e aqui possam encontrar um cantinho tipicamente gaúcho pra trazer sua família,  fazer um churrasco ou tomar um bom chimarrão...                        

4 comentários:

  1. Essa guria não só é gaucha mas enche de orgulho nosso povo e dá exemplo de simplicidade e amor a nossa terra do Rio grande do sul para o mundo onde passou tenho um carinho imenso por ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amigo anônimo pelo carinho e reconhecimento. Espero jamais decepcionar àqueles que me admiram e poder sempre transmitir da melhor forma tudo que aprendi. Obrigada ❤Unknown (curiosa para saber quem escreveu !)

      Excluir
    2. Eu sempre te admimirei Deodato fortes júnior.

      Excluir

100 mil horas de vôo do F5 no Esquadrão Pampa

Nesta manhã o 1° Esquadrão do 14° Grupamento de aviação (1/14 GAV), Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas,completou 100.000 horas...