Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Câmara de Canoas homenageia 50 anos do MTG/RS e da 12ª RT

Os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da 12ª Região Tradicionalista foram celebrados ontem  na Câmara Municipal de Canoas, durante Grande Expediente proposto pelo vereador Cezar Mossini (PMDB). A decisão de organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas foi tomada durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1966, realizado em Tramandaí. Assim nasceu oficialmente, em 28 de outubro daquele ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Durante o pronunciamento, Mossini destacou a importância do MTG, presente em diversos estados brasileiros e em outros países, na valorização da cultura gaúcha e, em especial, da história do homem e da mulher do Rio Grande do Sul. O parlamentar fez um resgate histórico da construção da identidade do gaúcho. "Na figura do gaúcho habita a essência do trabalho de todas as entidades representadas pelo MTG. Através do folclore, das danças, dos esportes e das artes, mostram toda expressão do homem gaúcho primitivo, mitológico e contemporâneo”, afirmou.
Mossini finalizou o pronunciamento entregando placas alusivas ao cinquentenário das entidades. Em nome do MTG, o vice-presidente de Esportes Campeiros, Martin Guterres Damasco, recebeu a homenagem, representando o presidente do MTG, Nairo Callegaro. Damasco ressaltou que o trabalho realizado pela entidade fez com o movimento fosse reconhecido no mundo inteiro. Citou que existem CTGs em países como Estados Unidos, Canadá, China e Japão. Destacou ainda a importância dos jovens dentro do MTG. Após seu pronunciamento, Damasco fez a entrega de um troféu comemorativo dos 50 anos da entidade ao presidente em exercício da sessão, vereador Ivo Lech (PMDB).
O coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Ferreira Peixoto, ressaltou que a carta de princípios do movimento aborda, sobretudo, a ajuda ao próximo. “Ela retrata mais as questões sociais do que o tradicionalismo em si”, salientou. Disse ainda que as crianças são a motivação do trabalho. "É a família dentro do movimento", concluiu. O Grande Expediente foi encerrado com a apresentação de Samuel Dani Martins, do Grupo de Pesquisas Folclóricas Aldebarã, que recitou uma payada em homenagem aos 50 anos do MTG e da 12ª Região Tradicionalista.

Também participaram da solenidade: os ex-coordenadores da 12ª Região, Olavo Nunes (gestão 1993) e Olegar Lopes (gestão 1996); o conselheiro membro da Junta Fiscal do MTG e presidente da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, Firmo Farias dos Santos; a diretora do Departamento de Acervo Bibliográfico do MTG, Vera Rejane Freitas Fernandes; o diretor cultural da 12ª Região, Fabiano Vencato; o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Gilson Alves; o 1º Xirú da 12ª Região, Lauro Freitas;  a 1ª Prenda Adulta da 12ª Região, Pâmela Maria Ianeskoski da Silva; a 1ª Prenda Juvenil da 12ª Região, Débora Bitencourt; o 1º Guri da 12ª Região, Leo Bruno de Souza; o 1º Piá da 12ª Região, Gustavo de Souza, além de representantes de diversas entidades que compõem a 12ª Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...