Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Câmara de Canoas homenageia 50 anos do MTG/RS e da 12ª RT

Os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da 12ª Região Tradicionalista foram celebrados ontem  na Câmara Municipal de Canoas, durante Grande Expediente proposto pelo vereador Cezar Mossini (PMDB). A decisão de organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas foi tomada durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1966, realizado em Tramandaí. Assim nasceu oficialmente, em 28 de outubro daquele ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Durante o pronunciamento, Mossini destacou a importância do MTG, presente em diversos estados brasileiros e em outros países, na valorização da cultura gaúcha e, em especial, da história do homem e da mulher do Rio Grande do Sul. O parlamentar fez um resgate histórico da construção da identidade do gaúcho. "Na figura do gaúcho habita a essência do trabalho de todas as entidades representadas pelo MTG. Através do folclore, das danças, dos esportes e das artes, mostram toda expressão do homem gaúcho primitivo, mitológico e contemporâneo”, afirmou.
Mossini finalizou o pronunciamento entregando placas alusivas ao cinquentenário das entidades. Em nome do MTG, o vice-presidente de Esportes Campeiros, Martin Guterres Damasco, recebeu a homenagem, representando o presidente do MTG, Nairo Callegaro. Damasco ressaltou que o trabalho realizado pela entidade fez com o movimento fosse reconhecido no mundo inteiro. Citou que existem CTGs em países como Estados Unidos, Canadá, China e Japão. Destacou ainda a importância dos jovens dentro do MTG. Após seu pronunciamento, Damasco fez a entrega de um troféu comemorativo dos 50 anos da entidade ao presidente em exercício da sessão, vereador Ivo Lech (PMDB).
O coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Ferreira Peixoto, ressaltou que a carta de princípios do movimento aborda, sobretudo, a ajuda ao próximo. “Ela retrata mais as questões sociais do que o tradicionalismo em si”, salientou. Disse ainda que as crianças são a motivação do trabalho. "É a família dentro do movimento", concluiu. O Grande Expediente foi encerrado com a apresentação de Samuel Dani Martins, do Grupo de Pesquisas Folclóricas Aldebarã, que recitou uma payada em homenagem aos 50 anos do MTG e da 12ª Região Tradicionalista.

Também participaram da solenidade: os ex-coordenadores da 12ª Região, Olavo Nunes (gestão 1993) e Olegar Lopes (gestão 1996); o conselheiro membro da Junta Fiscal do MTG e presidente da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, Firmo Farias dos Santos; a diretora do Departamento de Acervo Bibliográfico do MTG, Vera Rejane Freitas Fernandes; o diretor cultural da 12ª Região, Fabiano Vencato; o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Gilson Alves; o 1º Xirú da 12ª Região, Lauro Freitas;  a 1ª Prenda Adulta da 12ª Região, Pâmela Maria Ianeskoski da Silva; a 1ª Prenda Juvenil da 12ª Região, Débora Bitencourt; o 1º Guri da 12ª Região, Leo Bruno de Souza; o 1º Piá da 12ª Região, Gustavo de Souza, além de representantes de diversas entidades que compõem a 12ª Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Explosão de caldeira faz vitimas fatais em Taquara

Duas pessoas morreram nesta manhã  na explosão de uma caldeira em um frigorífico localizado na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana. ...