Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Recital de violão e mamulengos no final de semana da Villa Mimosa

A Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6270) recebe, neste final de semana, dois espetáculos onde a cultura gaúcha é o foco, em pleno mês das celebrações farroupilhas.
No sábado, às 20h, com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 19h30, tem a Camerata Jovem de Violão Pampeano, projeto concebido em 2013 com o intuito de incentivar a prática de conjunto dos alunos do violonista Fernando Graciola e levar ao público um repertório de cunho folclórico gaúcho, com arranjos voltados ao aprimoramento artístico dos estudantes de diversos níveis. Além de Graciola, o grupo é formado pelos jovens violonistas Gabriel Turatti, Kelvin lasta e Bruno Grassi. No repertório, obras do cancioneiro gaúcho em arranjos para grupo de violões, além de obras instrumentais, transitando por gêneros como chamamé, xote, milonga, chacarera, entre outros. Entre as peças estão “Tertúlia”, de Leonardo; “Esquilador”, de Telmo de Lima Freitas;“Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues; e “Merceditas”, de Ramón Sixto Rios.
No domingo, às 16h, tem o espetáculo de teatro de mamulengos “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, com o Grupo TIA. A entrada é franca com distribuição de senhas a partir das 15h30. A peça, que valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha, conta as peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro. O espetáculo recebeu o Prêmio Empreendedor Cultural AES Sul 2012, o Prêmio Culturas Populares 2012 e o Concurso Cultura 2014.


Fonte: Daniel Soares Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...