Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Câmara de Vereadores realiza sessão para entrega do premio João Palma da Silva

A Câmara Municipal de Canoas realizou, na noite de ontem, a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva – 2016. A homenageada desta edição foi a pesquisadora, folclorista, declamadora e escritora Carmen Gianini Caldeira Damasco. A solenidade ocorreu durante sessão ordinária realizada no Parque Eduardo Gomes, dentro da programação da 24ª Semana Farroupilha de Canoas.
Natural de Canguçu, Carmen é professora de História, licenciada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Fundadora da Associação dos Amigos da Tradição e Folclore (AATF), do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), onde é secretária. Diretora de Cultura da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) por duas gestões (2001-2005 e 2009-2010). Secretariou o Departamento de Esportes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Sorriso, no Mato Grosso, em 2013, e os "Abertos dos Esportes" do MTG, em Canoas, nos anos de 2008,2009, 2010, 2011 e 2013. Também foi secretária da Festa Campeira do RS (FECARS) de 2013, no município. Atualmente é responsável pelo Departamento de Cultura do Piquete Guardião de Estância e colaboradora da equipe da Cultura da AETC.
A premiação:
Realizado anualmente durante a Semana Farroupilha, o Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva busca reconhecer personalidades que se destacam na divulgação e culto das tradições gaúchas. Nesta edição, o prêmio foi entregue pelo vice-presidente da AETC, Júlio César Soares, e pelo vereador dr.Walmor (PDT). "Estou muito feliz e honrada por estar aqui recebendo essa homenagem. Me faz acreditar que as mais de duas décadas que venho participando do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Canoas, preservando, divulgando e transmitindo os usos, costumes, crenças, valores, a tradição e o folclore do Rio Grande do Sul, foram semeadas em terra fértil", afirmou Carmen.

Com a presença de representantes de diversas entidades tradicionalistas, a sessão contou com a apresentação de integrantes da Invernada do CTG Brazão do Rio Grande. Estiveram presentes, o vice-presidente de esportes campeiros do MTG, Martin Guterres Damasco, esposo de Carmen; o secretário municipal Juliano Furquim, representando o Executivo municipal; a 1ª Prenda da AETC, Franciele Almeida da Silva; e o 1º Guri, Gustavo de Lima Schreider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...