Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Mendoza Natural

Há sete anos Dedé Vargas vive em Mendoza e se dedica a fotografar lugares diferentes deste estado argentino. Os quilômetros percorridos, o olhar diferenciado, a busca da beleza e o amor por esta terra estão em “Mendoza Natural”.

"Mendoza vista com os olhos do amor e da fascinação" assim define a escritora Luisa Valenzuela.

Um obra fotográfica com textos em três idiomas – espanhol, português e inglês - de reconhecidos escritores argentinos como Miguel Rep, Luisa Valenzuela e Emilio Vera Da Souza, além do epílogo de Rodolfo Braceli. O autor também contou com a colaboração do fotógrafo espanhol José María Mellado, considerado um dos expertos em fotografia de alta qualidade no mundo. "Dede recorta, agrupa, pinta, compõe algo que está a vista de todos nós, mas ele vê melhor", escreveu Miguel Rep para o prefácio do livro. O livro foi concebido através da colaboração de muitos amigos que se juntaram ao longo deste projecto. É uma homenagem a esta terra que me apaixonei e que escolhi para viver. “Mendoza Natural” é uma declaração de amor a Mendoza e a sua gente"- define Dede Vargas.

Rodolfo Braceli completa: "Dede Vargas soletra com sua câmera e nascem as paisagens de un lugar que se chama Mendoza".

O livro foi apresentado em três ocasiões em Mendoza - no Hotel Intercontinental, no Centro Cultural Julio Le Parc e durante a Feira do livro de Mendoza de 2015.

“Mendoza Natural” também teve suas apresentações na 41º Feira internacional do Livro de Buenos Aires em 2015, na FIT – Feira internacional de Turismo de América Latina (2015), além de uma apresentação especial na Casa de Mendoza em Buenos Aires com participação dos colaboradores do livro e artistas mendocinos.

No dia 20 de outubro o livro foi apresentado na “Casa Argentina” em Sao Paulo.

Em novembro “Mendoza Natural” teve uma tarde de sessão de autógrafos na 61 feira do livro de Porto Alegre, uma apresentaçao especial no Consulado da Argentina em Porto Alegre e participou também  do Festival de Turismo de Gramado.

Recentemente foi Declarado de Interese Estadual pela Câmara de Deputados de Mendoza e é o livro de fotografia mais vendido atualmente naquele estado.

O Ministério de Turismo de Mendoza adquiriu um grande lote de exemplares para entregar como “presente institucional” e está considerando “Mendoza Natural” como o livro embaixador do estado.

Sobre Dedé Vargas:

Dedé Vargas nasceu em Dom Pedrito no sul do Brasil. Graduou-se como engenheiro civil aos 21 anos na cidade de Porto Alegre e exerceu esta profissão por 10 anos. Sua vocação artística levou-o a deixar a engenharia e dedicar-se plenamente à fotografia.

Atualmente Dedé é Presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Mendoza, orgão ligado ao Consulado do Brasil em Mendoza. Neste ano de 2015 foi distinguido pela direção de Imigrações de Argentina pelo seu aporte cultural a esse pais.

Seu trabalho se complementa percorrendo países e culturas diferentes através de suas viagens. Imagens de América, Europa, Ásia e África são frequentes em sua obra documental e parte de seu portfólio.

Dedé também se destaca como colaborador do banco de imagens "Getty Images" de Nova Iorque, por meio do qual realizou trabalhos para a Microsoft, Lonely Planet, Vogue, Televisa, Adidas, Iberia e outros.

Como fotógrafo organizou várias exposições: Hanoi ou Potosi?, "Patagonias", "Andes", "Bahia bajo cero", "Tailândia", "Brasil" e "Los autos de Cuba".

Suas obras fotográficas foram adquiridas por colecionadores de distintos países como França, Suiça, Espanha, Chile, Brasil, Argentina, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...