Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Vacinação contra a gripe começa mais cedo no Rio Grande do Sul

Com a presença do governador José Ivo Sartori, da secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e do secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foi aberta, nesta manhã , a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no RS. De forma inédita, a imunização se inicia no Estado na semana anterior à abertura no resto do país, com o objetivo de vacinar a população antes das quedas de temperatura. 
A meta é imunizar 80% das cerca de 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos seguintes grupos: com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães de recém-nascidos com até 45 dias), portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A definição da população alvo leva em conta os grupos que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. No ano passado, 80% dos óbitos causados pelo vírus da gripe foram entre pessoas que estavam nos grupos prioritários, mas não se vacinaram.
O apelo da Secretaria de Saúde é que as pessoas que fazem parte desses grupos compareçam às 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) na primeira e segunda semanas de vacinação. "A antecipação da campanha era uma necessidade do Estado, considerando a particularidade do nosso clima. Agora, é importante que a população faça a sua parte", disse o secretário Gabbardo.
A campanha seguirá até 22 de maio. Para o próximo dia 9 (sábado), está marcado o Dia D, quando os postos de vacinação estarão abertos no fim de semana. A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, causador da gripe A (H1N1), A (H3N2) e B. Neste ano, foram registrados, até o momento, dois casos de Influenza no Estado - em Canoas e Santa Cruz do Sul. Em 2014, o RS registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 vieram a óbito. Em relação ao ano anterior, houve queda de 66% nos números de ocorrências e de óbitos – já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...