Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Poda de árvores é sempre proibida

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informa que a poda de árvores é proibida e somente é autorizada em duas situações. Se o vegetal localizado em área particular estiver condenado, o morador deve solicitar vistoria técnica à SMMA. Um biólogo avalia a condição das espécies e o tipo de manejo. Em muito casos, a poda ou o corte não têm qualquer justificativa ou necessidade, por isso não é autorizado. 
Nos casos em que os galhos colocarem a rede de energia elétrica em risco, o morador deve solicitar o serviço á AES Sul, também responsável pelo recolhimento dos galhos.
O profissional da SMMA também orienta sobre as técnicas que devem ser usadas para não prejudicar a planta.
A poda drástica pode causar danos irreversíveis à saúde da árvore. Muitas vezes, as pessoas já pensam em cortar árvores em função, por exemplo, da instalação de uma rede de água ou de esgoto, sem pensar em alternativas para mantê-las e usufruir de seus benefícios.

Como solicitar vistoria técnica

- O pedido deve ser protocolado pelo telefone 0800 510 1234 ou diretamente na Central do Cidadão (Rua Ipiranga, 120, Centro), que envia o protocolo virtual à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- O pedido é registrado e encaminhado para vistoria. O biólogo vai ao local verificar a espécie e a situação da árvore. A cada semana, são vistoriadas todas as solicitações de um quadrante da cidade.
- Se houver necessidade de poda ou corte, a SMMA autoriza, conforme parecer do biólogo.
- Se realizar poda ou corte sem autorização, o responsável pode ser multado.
- A arborização urbana na calçada é responsabilidade da Prefeitura e a poda não pode ser feita por particulares.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carreta com torre eólica tomba na BR 116

Uma carreta carregando parte de uma torre eólica tombou na BR 116, em Guaíba. O veículo, que vinha do Sul do Estado, sofreu o acidente en...