A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) informa que a poda de árvores é proibida e somente é autorizada em duas situações. Se o vegetal localizado em área particular estiver condenado, o morador deve solicitar vistoria técnica à SMMA. Um biólogo avalia a condição das espécies e o tipo de manejo. Em muito casos, a poda ou o corte não têm qualquer justificativa ou necessidade, por isso não é autorizado.
Nos casos em que os galhos colocarem a rede de energia elétrica em risco, o morador deve solicitar o serviço á AES Sul, também responsável pelo recolhimento dos galhos.
O profissional da SMMA também orienta sobre as técnicas que devem ser usadas para não prejudicar a planta.
A poda drástica pode causar danos irreversíveis à saúde da árvore. Muitas vezes, as pessoas já pensam em cortar árvores em função, por exemplo, da instalação de uma rede de água ou de esgoto, sem pensar em alternativas para mantê-las e usufruir de seus benefícios.
Como solicitar vistoria técnica
- O pedido deve ser protocolado pelo telefone 0800 510 1234 ou diretamente na Central do Cidadão (Rua Ipiranga, 120, Centro), que envia o protocolo virtual à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- O pedido é registrado e encaminhado para vistoria. O biólogo vai ao local verificar a espécie e a situação da árvore. A cada semana, são vistoriadas todas as solicitações de um quadrante da cidade.
- Se houver necessidade de poda ou corte, a SMMA autoriza, conforme parecer do biólogo.
- Se realizar poda ou corte sem autorização, o responsável pode ser multado.
- A arborização urbana na calçada é responsabilidade da Prefeitura e a poda não pode ser feita por particulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário