Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

180 anos da Assembleia Legislativa

A sessão solene comemorativa aos 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul acontece  neste momento, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, na Rua Duque de Caxias, 1029.
A Assembleia gaúcha foi criada em 20 de abril de 1835, quando se reuniram 28 deputados provinciais no Casarão da Duque, mesmo prédio do atual Memorial do Legislativo. A sessão solene comemorativa está contemplada no Regimento Interno da AL, estabelecida entre as oito sessões solenes especiais do ano, em datas fixadas pela Mesa. Além dela, também são realizadas sessões solenes em homenagem à Semana da Pátria; Revolução Farroupilha; Dia dos Trabalhadores; Dia Internacional da Mulher; Movimento Cívico da Legalidade; Dia Estadual da Consciência Negra; e para entrega da medalha de Deputado Emérito.
Após a abertura da sessão pelo presidente da Casa, os participantes ouvem o Hino Nacional, executado pela banda de música da Brigada Militar. Em seguida haverá a manifestação dos oradores. De acordo com o Regimento Interno, os oradores são indicados mediante comunicação escrita, um por bancada, até uma hora antes do início da sessão. Os oradores poderão falar pelo tempo máximo de 10 minutos. A Casa possui 15 bancadas, podendo haver manifestação de todas. O presidente da instituição também poderá fazer uso da palavra, na Mesa ou da Tribuna. Ao final da sessão será executado o  Hino Rio-Grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...