Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Vacinação contra o HPV

Começou  hoje a vacinação contra o vírus HPS no Rio Grande do Sul. As doses estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde de todo o estado. O público alvo são meninas de nove, dez e 11 anos de idade. A meta da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar 80% delas, o que corresponde a cerca de 190 mil pessoas.
A secretaria afirma que já repassou aos municípios as doses para o início da imunização. A vacinação estará disponível nas cerca de 1,8 mil unidades básicas de saúde. Em alguns municípios, também ocorre em escolas públicas e privadas. Nas instituições de ensino, é preciso apresentar um termo que autoriza a vacinação, assinado por pais ou responsáveis. A vacinação contra o câncer de colo de útero consiste em três doses. A segunda deve ser seis meses depois da primeira e, a terceira, 60 meses depois da dose inicial. Ou seja, as meninas que se vacinarem em março devem tomar a próxima em setembro .
O vírus HPV é uma das principais causas de câncer do colo de útero, que tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres no país. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente no ato sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.
Meninas de 12 a 14 anos que tomaram a primeira dose da vacina, mas por algum motivo não receberam a segunda dose, também devem ser imunizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece Albino Manique

Albino Batista Manique, mais conhecido como Albino Manique, faleceu as 8.30h desta manhã aos 80 anos de idade completados no mês passado,em ...