Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Hospital Nossa Senhora das Graças tem novo modelo de gestão

Aos 59 anos, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) viveu  hoje,uma manhã histórica, quando foi assinado um Protocolo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora da instituição. O objetivo foi alterar o modelo de governança do HNSG e dar início à transição para um novo modelo de gestão. A assinatura, feita pelo prefeito Jairo Jorge e o presidente da ABC, Osório Biazus, ocorreu no auditório do HNSG.
O Protocolo prevê a mudança estatutária da mantenedora e constitui um Conselho de Administração composto por três membros do Município - um representante do Gabinete do Prefeito (o secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luiz Possebon), o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, e o secretário municipal da Fazenda, Marcos Bosio - e pelo presidente, tesoureiro e secretário da ABC.
O instrumento estabelece o início imediato do processo de transição com a formação de um conselho gerencial para o HNSG, nos mesmos moldes do Conselho de Administração, até que ocorram as alterações estatutárias pactuadas. Coube ao Município indicar a nova direção do HNSG para esse período. O novo superintendente do hospital é Carlos Eduardo Ribeiro, que atua na área de administração hospitalar desde 1997 e estava à frente do Hospital Regional de Chapecó (SC).

O novo diretor técnico é o médico Rogério Caruso Bezerra, tendo como adjunto o médico Luis Fernando Schulz.

O processo de transição será concluído com a criação do Conselho de Administração e com a definição da diretoria do HNSG. Nesse momento, haverá a extinção do conselho gerencial.
A iniciativa busca o fortalecimento institucional da ABC, para que possa enfrentar os desafios operacionais do hospital e manter o processo de melhoria e ampliação dos serviços oferecidos. O novo modelo de administração visa à transparência para o gestor da saúde e para a sociedade, com atuação em rede e plenamente integrado às demais instituições do gênero.
Na cerimônia, o prefeito Jairo Jorge destacou a evolução do HNSG desde 2009, quando começou a parceria com o Município. Antes disso, lembrou ele, o hospital chegou a ficar oito meses sem receber recursos públicos em 2008 e fechou durante seis meses.
O prefeito deu exemplos, como as 10.627 internações em 2014, contra 9.663 em 2012. Se o período abrangido pela comparação for ampliado, a diferença é ainda maior. Em 2014, de financiamento do SUS, foram repassados R$ 69,53 milhões ao HNSG pelos governos federal, municipal e estadual, contra R$ 22,64 milhões em 2009. Em consultas, foram 89.958 em 2014 contra 33.965 em 2009.
Além disso, Jairo Jorge lembrou que, em três anos, o HNSG foi contemplado com recursos do Orçamento Participativo (OP) e que a ABC foi a primeira contemplada com indicação de investimentos pelo programa Bairro Melhor - pelo qual a população decide onde deve ser investido parte de seu IPTU.
Mais serviços virão:

O prefeito ressaltou que a mudança de gestão no HNSG é para poder ampliar os serviços do hospital, tanto no SUS, quanto na área de convênios, e que a administração será feita de forma conjunta com a ABC. "Queremos que o hospital possa estar vivo e forte pelos próximos 50 anos. O Hospital Nossa Senhora das Graças é uma conquista da cidade. Não podemos jogar os problemas para os outros", disse o prefeito, prevendo que será possível ampliar o número de serviços e leitos no Gracinha.
O pacto leva em conta o processo de qualificação assistencial do HNSG, que precisa ser mantido e aprimorado. Além disso, houve crescimento da área de atuação do hospital nos últimos anos, constituindo-se em uma instituição estratégica para o atendimento da população de Canoas e da região, tanto no SUS, como em diversos convênios. Considera, ainda, a abrangência dos contratos mantidos com o Município, que envolvem atenção básica, farmácias, unidades de pronto atendimento (UPAs) e serviços especializados.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita, Beth Colombo, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, o secretário municipal da Fazenda, Marcos Bosio, o secretário municipal de Relações Institucionais, Célio Piovesan, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Mauro Guedes, o secretário municipal adjunto de Comunicação, Luciano Ribas, o secretário de Relações Federativas, Jorge Branco, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein, o secretário municipal adjunto de Saúde, Anderson Fraga, o presidente da Câmara, Paulo Ritter e o vereador Patrício, além do prefeito e do presidente da ABC.
Fonte:Luiz Roese Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...