Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá em Canoas

A celebração do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá reuniu milhares de pessoas em dois momentos de união e devoção realizados em Canoas. A 26ª Festa de Navegantes iniciou com missa na Paróquia Imaculada Conceição, seguida por procissão terrestre e fluvial, que foi acompanhada por mais de 50 embarcações. As celebrações a Iemanjá foram realizadas na praia de Paquetá, onde de centenas de pessoas aguardavam também a chegada da imagem de Nossa Senhora e o início das festividades à mãe e rainha do mar.
O prefeito Jairo Jorge, que acompanhou todas as homenagens, ressaltou que esta é a sétima vez que compartilha este momento de celebração com a comunidade, como gestor municipal. "Em 2009, na nossa primeira participação, vimos com tristeza lixo na orla e o abandono da prainha do Paquetá. Ainda temos muito o que fazer, mas certamente a realidade já é outra", lembrou o prefeito. E destacou que a beleza da praia de Paquetá e da região deve ser preservada por todos.



Os ritos em homenagem a Iemanjá iniciaram ao meio-dia, com a Puxada de Rede na Praia de Paquetá, realizada pelos grupos Capoeira Casa Grande Tradição Angola (Mestre Dentinho) e Capoeira Angola Tradição (Mestre Bira). Centenas de pessoas acompanharam a apresentação que mobilizou e encantou a comunidade. Iemanjá é o orixá feminino mais popular do Brasil, e na língua Yorubá, o nome é Yéyé Omo Ejá, o que significa '' Mãe cujos filhos são Peixes''.
Para o secretário especial Rogério Ambieda, o Tigre, da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, a festa é uma das mais aguardadas para este dia tradicional. "As homenagens a Navegantes e Iemanjá são de suma importância ao nosso município. Recebemos mensagens cotidianamente de que devemos cuidar da natureza, e essa é a mensagem que Navegantes e Iemanjá também nos passam, ressaltando o respeito à diversidade religiosa e a reflexão de cada um a partir dos direitos e deveres destinados a todos. Cabe a nós construir um mundo melhor e mais digno", disse.
As celebrações também foram acompanhadas pela vice-prefeita Beth Colombo e o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Paulo Ritter.

Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...