Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Primeiro dia de vacinação totaliza a aplicação de 9.260 doses

No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação, no sábado ,foram aplicadas em Canoas 9.260 doses contra sarampo e paralisia infantil. A vacinação ocorreu nas 26 unidades básicas de saúde (UBS). A imunização se estenderá até o dia 28 deste mês, das 8h às 17h, em todas as UBS, incluindo-se o sábado do dia 22. 


A vacina contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, tem como alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A meta é vacinar, pelo menos, 95% dessa população, o que representa 19.695 crianças em Canoas.


Já a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, é aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A meta também é atingir 95% desse público - em Canoas, são 17.360 crianças.


Somente na Unidade Básica de Saúde União, no Bairro Mathias Velho, foram em torno de 900 doses aplicadas durante o sábado. Além da vacinação, a UBS União ofereceu outros serviços, como o cadastro para o cartão Canoas Saúde.


Prevenção:

Segundo a coordenadora da UBS União, enfermeira Fabiana Cristina Moreto, a vacinação é importante na prevenção para garantir a saúde das crianças. "Por isso, as famílias devem ter consciência de que não se vacina somente durante campanhas, mas que isso torne-se rotina nas famílias", disse. 

A dona de casa Neusa Machado dos Reis, 52 anos, levou sua neta Valentina, de 2 anos e 3 meses, na unidade de saúde. Ela disse que segue à risca o cuidado com a neta. "Trago sempre que preciso, e a carteirinha de vacinação dela está em dia", afirmou. 


Cartão Canoas Saúde:


Entre os benefícios do cartão Canoas Saúde, está a utilização do serviço do teleagendamento. Ciente disso, a dona de casa Viviane Baierle, 28 anos, trouxe sua filha para vacinação e aproveitou para fazer o cadastro para ter o cartão Canoas Saúde. "Com o cartão, eu sei que poderei marcar consultas e exames no teleagendamento, um sistema muito ágil", elogiou. 



Para se cadastrar na rede básica de saúde e ter o cartão Canoas Saúde, é preciso que a pessoa tenha em mãos RG, comprovante de residência em nome do usuário ou declaração de quem consta no comprovante, CPF e número do Cartão SUS. 

Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre a atriz Eva Todor

Morreu hoje decorrente de uma pneumonia aos 98 anos a atriz Eva Todor. O velório ocorre amanhã das 9 às 11 h no Teatro Municipal do Rio d...