Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Assembleia realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Dentro das comemorações da V Semana da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa realizou, na tarde de ontem, sessão solene para assinalar os 319 anos da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695, e o Dia da Consciência Negra. Durante a solenidade, foi feita a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos e do Prêmio Zumbi dos Palmares a personalidades a entidades que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra no Rio Grande do Sul.

Pronunciamentos:

Em nome da bancada do PT, o deputado Jeferson Fernandes saudou a data e lembrou avanços conquistados no país, desde o governo Lula, como a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Estatuto da Igualdade Racial, a regularização fundiária dos territórios quilombolas e a política de cotas raciais em Universidades e em concursos públicos.

Pela bancada do PMDB, a deputada Maria Helena Sartoriao discorrer sobre o tema da discriminação racial, defendeu a necessidade de se ter, no Brasil, com urgência, um conjunto de medidas que promovam uma verdadeira revolução social, “uma revolução que garanta aos negros e a todos os demais segmentos que historicamente ficaram à margem, a real possibilidade de uma ascensão social sólida, sustentada no conhecimento e na formação intelectual”.

O deputado Pedro Westphalen, falando em nome da bancada do PP, lembrou Martin Luther King. “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pela sua personalidade e não pela sua pele”. “Tenho a convicção – afirmou Westphalen – de que é esse o sonho de todos os homens de bem e de que estamos construindo um pouco desse sonho nas atividades que desenvolvemos no nosso Parlamento gaúcho”.

Em nome da bancada do PSDB, a deputada Zilá Breitenbach defendeu a expansão de políticas públicas de inclusão social que contemplam sobretudo a comunidade negra. “Mas gostaria de avançar um pouco mais, além daquilo que se fala da cor da pele – observou. Diria que temos que avançar mais nas diferenças econômicas, trazendo o brasileiro para melhores condições de desenvolvimento, pois não importa se são negros, se são brancos, se são alemães. Todos terão que ter a dignidade de pessoas que podem construir a sua cidadania e as ações afirmativas somente serão percebidas quando erradicarmos as posturas discriminatórias”, acrescentou.

Troféu Carlos Santos:


O Troféu é uma homenagem ao deputado Carlos da Silva Santos (Rio Grande, 9 de dezembro de 1904 – Porto Alegre, 8 de maio de 1989). Sindicalista, jornalista e político, foi o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa gaúcha e a ocupar o cargo de governador do Estado.

Os agraciados deste ano com o Troféu Deputado Carlos Santos foram:
Alceu De Deus Collares – Advogado e político. Foi governador do Rio Grande do Sul entre 1991 e 1995; deputado federal por cinco mandatos e prefeito de Porto Alegre entre 1986 e 1989.
Alexandre Ribeiro – Presidente da Associação Comunitária Quilombo do Areal da Baronesa, integrante do Conselho Gestor do Largo Zumbi dos Palmares e membro titular do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro.
Programa “Nação” da TVE/RSapresentado pela jornalista Fernanda Carvalho e dirigido pela jornalista Vera Cardozo. No formato de documentário, o programa Nação apresenta temas relacionados à história e à cultura africana no Estado. 
Vinicius Vieira – Artista visual, arquiteto e urbanista. Militante do Movimento Negro, tem seu trabalho influenciado pelas artes de referência afro-brasileira. Atua no Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos, desenvolvendo atividades nos quilombos urbanos da Capital. Também é vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, presidente da Associação dos Escultores do RS e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Nelson da Silva – Morador e líder comunitário do bairro Restinga, em Porto Alegre, há 35 anos. Esteve à frente das principais reivindicações do bairro nas áreas de moradia, transporte, cultura e, recentemente, pela implantação do Hospital da Restinga.

Prêmio Zumbi dos Palmares:


Instituído em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB), o Prêmio Zumbi dos Palmares homenageia personalidades e entidades reconhecidas pela atuação em prol da comunidade afrodescendente.

Os vencedores desta edição foram:
Área Cultural: Fundação Cultural Piratini – TVE e Rádio FM Culturaresponsável pela produção de 18 programas locais de telejornalismo e entretenimento, reconhecidos pela diversidade e valorização das culturas regionais e da identidade nacional.
Área Social: Jeanice Dias Ramos, jornalista com atuação relevante no campo social, com ênfase nas áreas de comunicação, culminando em ações de promoção de igualdade racial. Suas atividades são desenvolvidas junto aos grupos de mulheres, jovens, adolescentes e crianças em áreas com alto índice de vulnerabilidade social.
Área Política: Maria da Graça Gomes Paiva, professora, doutora em Educação e técnica da Unesco, onde atuou no atendimento domiciliar para família, gestantes e crianças, incluindo comunidades quilombolas e indígenas.
Área Religiosa: Paulo Rogério Ambieda, o Pai Paulinho de Odé. Vereador na cidade de Canoas, luta pela igualdade social e contra a intolerância religiosa. Por meio de seu mandato, instituiu o Dia Mundial do Respeito à Diversidade Religiosa (30 de janeiro). Realiza diversas palestras em escolas do município e do Estado, levando à comunidade escolar a cultura da religião de matriz africana.
Área Esportiva: Sidiclei Mancy. Atua na comunidade de Canoas, foi vereador do município em 2009, vencedor do Troféu Paz no Futebol como pacificador de torcidas, organizador de grupos de capoeira de Canoas, Rei Momo do carnaval Canoense. Atualmente é secretário Especial de Políticas para a Igualdade Racial do Município de Canoas.
Presenças:


A V Semana da Consciência Negra teve como tema, este ano, o Racismo no Esporte, com o slogan “Cartão Vermelho para o Racismo”. A programação oficial começou no dia 14 e termina nesta quinta-feira. A data de 14 de novembro marca, no Rio Grande do Sul, a Batalha de Porongos, ocorrida em 1844 (final da Revolução Farroupilha), quando o corpo dos Lanceiros Negros, formado na maioria por escravos, foi dizimado.

A Sessão Solene em homenagem do Dia da Consciência Negra foi coordenada pela primeira-secretária da Mesa, deputada Marisa Formolo (PT). Em nome dos homenageados, usou da tribuna a professora Maria da Graça Gomes Paiva.
Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades e representantes de entidades, a promotora de Justiça Velocy Pivatto; o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto; a representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes; a secretária-adjunta do Povo Negro, dos Direitos Humanos, Elisete Moretto; o secretário da Coordenadoria de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Pai Tigre de Xangô; o presidente Pedro Luiz Osório, da Fundação Cultural Piratini, TVE e Rádio FM Cultura, e a coordenadora da Comissão Organizadora da V Semana Estadual da Consciência Negra, Nani Rodrigues. Também, representantes da OAB, Iargs, Sindicato dos Advogados, Apergs e familiares de homenageados, entre eles a ex-primeira-dama do Estado e ex-secretária da Educação, esposa do ex-governador Alceu Collares, Neuza Canabarro.
Nas fotos abaixo os agraciados canoenses quando recebiam suas distinções:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...