Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas capacita outros municípios em testes rápidos de HIV e sífilis

Com os testes rápidos para HIV e sífilis já implantados em todas as suas unidades básicas de Saúde (UBS), Canoas ajuda outros municípios a fazer o mesmo. Na última quarta-feira, profissionais da Coordenação Municipal de Políticas de DST/Aids ministraram uma capacitação a respeito do assunto, no Hospital Universitário (HU).
Participaram da capacitação sete municípios que fazem parte da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde: São Pedro da Serra, Triunfo, Montenegro, Maratá, Harmonia, Salvador do Sul e Canoas. Também estiveram presentes residentes do HU, acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil e integrantes da Atenção Básica e do Núcleo Municipal de Educação em Saude Coletiva (Numesc) de Canoas.
Em Canoas, todas as 26 UBS estão aptas a realizar testes rápidos para HIV/Aids e sífilis, de forma descentralizada. Assim, os usários podem comparecer a qualquer uma das unidades, munidos de um documento de identidade com foto, para fazer o teste, depois de passar por um aconselhamento na UBS feito com um enfermeiro.

Resultado em 30 minutos:


Os resultados do teste rápido para HIV/Aids e sífilis saem em até 30 minutos. Caso dê positivo, o usuário é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Canoas. O SAE/CTA fica na Rua Frei Orlando, 141, ao lado da Corsan, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. No local, também são feitos testes rápidos para HIV/Aids e sífilis.
No SAE/CTA de Canoas, o usuário recebe todas as orientações necessárias e o encaminhamento para tratamento, caso o teste dê positivo. A Farmácia do SAE/CTA também dispõe dos medicamentos gratuitos necessários para o tratamento.
O SAE/CTA atende pelos telefones 3427 3440 e 3472 1074.

Fonte: Luiz Roese  Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SSP recebe 22 viaturas da prefeitura de Canoas

O governador José Ivo Sartori assinou, hoje, convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e a prefeitur...