Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

22ª Semana Farroupilha espera mais de 300 mil pessoas

Os principais nomes da música regional gaúcha estarão na 22ª Semana Farroupilha de Canoas, que começa nesta sexta-feira, no Parque Esportivo Eduardo Gomes localizado na Avenida Guilherme Schell, 3.600,  Bairro Fátima, próximo à Estação Fátima da Trensurb.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento tradiconalista gaúcho terá a curadoria do jornalista, pesquisador, crítico e produtor cultural Juarez Fonseca. "Eu não tenho dúvida de que a Semana Farroupilha de Canoas é diversificada e tem bem mais atrações artísticas que Porto Alegre.
Entre a diversificada programação da Semana Farroupilha deste ano, constam apresentações de danças, contação de histórias, shows, várias provas e apresentações tradicionalistas em diferentes espaços campeiros do Eduardo Gomes.
Atrações:

O curador do evento também chama atenção para a programação criteriosa, selecionada por ele mesmo. "Neste ano, reuniremos em Canoas os mais importantes nomes da música tradicionalistas do Rio Grande do Sul", observa.
Entre os shows que integram a programação, Fonseca destaca: Gaúcho da Fronteira, Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Shana Müller, Neto Fagundes, Lobisomem, Família Guedes, Daniel Torres, Chico Saratt e o grupo Sperandires, que apresentará  o show "Os Festivaleiros".
Além de shows diários, o público poderá participar de nove bailes, todos animados por alguns dos principais conjuntos do Rio Grande, como Porca Veia, Quero-Quero, Bonitinho e Eco do Minuano, Paulo Feijó, Tranco Monarca e João Luís Corrêa.
Programação campeira:

A programação campeira e artística mobilizará dezenas de CTGs. Nela, destacam-se a realização do 11° Rodeio Internacional Cidade de Canoas e o 14º Festival Nacional da Cultura Gaúcha, com declamadores, cantores, gaiteiros, danças, oficinas de brinquedos folclóricos, de contação de histórias, de chimarrão e de fandango.
Chegada da Chama Crioula:

De acordo com a expectativa da Secretaria Municipal de Cultura, a 22ª Semana Farroupilha deverá ser a maior já realizada no município. "Esperamos, de 12 a 21 de setembro, um público circulante superior a 300 mil pessoas", destaca Jurez Fonseca. A abertura oficial, com a chegada da Chama Crioula e a presença do prefeito Jairo Jorge e outras autoridades, ocorrerá às 20h30 desta sexta-feira.

Os shows especiais:

Dia 12 (sexta-feira)
-21h30 - Gaúcho da Fronteira - O show de abertura da Semana Farroupilha de Canoas será feito por um dos mais populares cantadores da música regional do RS, com vários sucessos nacionais (entre eles "Vanerão Sambado" e "Nheco Vari, Nheco Fum") em 45 anos de carreira.

Dia 15  (segunda-feira)
21h30 - Shana Müller 
Em dez anos de atuação, a cantora nascida em Montenegro conquistou o posto de principal nome feminino de nosso regionalismo. Paralelamente ao trabalho solo, ela  integra o grupo Buenas e m'Espalho e é apresentadora do programa de TV "Galpão Crioulo".

Dia 16 (terça-feira)
23 horas - Renato Borghetti 
Em 2014 o gaiteiro comemora 30 anos de lançamento do primeiro disco, que vendeu mais de 100 mil cópias. Nesses anos ele projetou-se no Brasil e construiu uma sólida carreira internacional (faz duas turnês anuais pela Europa), tornando-se um símbolo do gauchismo.

Dia 17 (quarta-feira)
21 horas - Neto Fagundes 
Quando passou a apresentar o programa "Galpão Crioulo" ao lado de Nico Fagundes, Neto fortaleceu sua imagem de intérprete ligado tanto à tradição como à renovação. É o cantor original do "Canto Alegretense", um dos maiores sucessos da música do Sul.

Dia 18 (quinta-feira)
20 horas - Lobisomem 
Nascido em Santa Cruz do Sul e radicado em Viamão, ele é um personagem único de nosso regionalismo, com suas músicas bem populares e cheias de humor, no estilo de Gildo de Freitas e Teixeirinha. Tem 22 anos de carreira e 14 discos lançados.

Dia 18 (quinta-feira)
21 horas 
Luiz Carlos Borges - Para muitos, ele é o mais completo músico gauchesco, compositor, cantor, acordeonista, violonista, arranjador, tem mais de 50 anos de uma carreira iniciada aos 9, em bailes, e vários clássicos do Sul. Seu trabalho tem trânsito internacional, excursionou com Mercedes Sosa.

Dia 19 (sexta-feira)
21h30 - Os Festivaleiros - Chico Saratt e Sperandires 
O samborjense Saratt é um dos premiados intérpretes dos festivais e o grupo Sperandires, de Osório, também coleciona prêmios. Neste show, já apresentado em oito cidades do Estado, eles recriam clássicos dos 45 anos dos festivais nativistas.

Dia 19 (sexta-feira)
23 horas - Porca Veia 
Afastado dos palcos há mais de um ano por questões de saúde, o gaiteiro e cantor que se tornou um grande nome dos bailes, abriu uma exceção para a Semana Farroupilha de Canoas e faz apresentação especial no baile animado por seu grupo, o Cordeona.

Dia 20 (sábado)
20 horas - Daniel Torres 
Ele pode ser considerado um representante do Mercosul, filho de pai chileno e mãe argentina, nasceu em Santa Vitória do Palmar. Com 25 anos de carreira, oito discos gravados (dois em espanhol), canta a música nativista gaúcha e a música latinoamericana.

Dia 20 (sábado)
22h - Família Guedes 
Discípulo de Noel Guarany e Cenair Maicá, nomes maiores da música missioneira, Jorge Guedes lançou o primeiro disco em 1989. Ultimamente se apresenta com os filhos Karay (violão) e Andresito (voz, gaita) e o sobrinho Adriano (gaita cromática)


Fonte: Ronaldo M. Botelho -Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...