Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Nova Prenda no DTG Morada de Guapos

O DTG Morada de Guapos da Associação dos Servidores Municipais de Canoas ASMC,inaugurou na noite de sexta seu novo galpão,ocasião em que foi entregue a faixa para a nova Prenda da Entidade,Mariana Soares da Rosa 17 anos.
Com exclusividade para Voz Nativa,Mariana fez um relato de sua vivência tradicionalista até alcançar este prendado.
Minha vida tradicionalista iniciou ainda antes de meu nascimento, meu pai era freqüentador de bailes e compositor de musicas e poesias gaúchescas, minha mãe fazia curso de fandango e assim se conheceram .
Com um ano eu ganhei meu vestidinho de prenda ,cor de rosa ,aqueles bem antigos cheio de babados e de armações ,ganhei de minha madrinha e minha avó ,com esse vestido comecei a amar tudo aquilo ao meu redor.
Desde meus primeiros anos de vida ,visitava no Parque Esportivo Eduardo Gomes , a Semana Farroupilha sempre  com um vestidinho novo. Quando pequena ia ao CCN Nova Raça, mas apenas em bailes.
Um belo dia meu pai  me levou ao  CCT Rancho Crioulo para falar com os integrantes do grupo Os Mateadores , lá vi muitas coisas diferentes e uma delas em especial chamou minha atenção, as fotos de antigas prendas de faixa,na época eu nem sabia o que era direito uma prenda ,por que ela tinha faixa mas,fiquei encantada ,soube naquele momento que queria ser prenda de faixa . Meus olhos de criança sentiram algo tão bom e tão puro, não tinha como não guardar aquela sensação maravilhosa.
Com passar do tempo apenas  prestigiava as semanas farroupilhas com a minha madrinha. 
Tempos depois conheci o galpão do CTG Alma Crioula ,pois minha  madrinha frequentava aquela entidade,pronto logo me apaixonei por aquela magia tradicionalista ,comecei conhecendo aos poucos. A filha da minha madrinha era na oportunidade a segunda prenda mirim e acompanhei tudo que ela fazia  desde a mostra cultural até a parte da prova e declamação ,lá eu conheci a Primeira prenda Aline Castilhos ,que me foi uma inspiração .
No ano seguinte eu fui a primeira prenda do CTG Alma Crioula ,um sonho de quase 10 anos para ser realizado ,algo que nunca esquecerei ,um prazer , e surge a vontade em cada vez mais aprender e devorar livros e poligrafos.
Agora sou a  primeira prenda do  DTG Morada de Guapos, e com muito orgulho representarei futuramente esta Entidade,na ciranda cultural regional da 12 RT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...