Um momento de reencontro, descontração e
avaliação de conhecimentos marcou a 5ª manutenção das turmas do Curso de
Treinamento & Desenvolvimento e Atendimento Humanizado, realizado nesta
tarde, no auditório Sady Schiwitz do Paço Municipal.
A iniciativa é coordenada pelo
Instituto Canoas XXI, por meio da Escola de Gestão e Cidadania, e propõe uma
avaliação dos conhecimentos absorvidos pelos participantes do curso, realizado
desde 2012, e que já capacitou 134 servidores. "É o momento de verificarmos
fatores como a mobilidade e a adaptação das noções apreendidas na capacitação
para os locais de trabalho desses servidores. Trata-se de um aprendizado
contínuo", explica a psicóloga Marlei Zarpelon, uma das professoras do
curso e gestora da Diretoria Administrativa e Financeira do ICXXI.
Revisão
e resultados:
A partir de um instrumento de
avaliação, em que os participantes expuseram suas impressões sobre a qualidade
da capacitação para suas atividades profissionais, a coordenadora recuperou
temas tratados durante o curso, estimulando depoimentos, debates e a reflexão
sobre alternativas para situações diversas no atendimento ao público. Uma
dinâmica em grupo também foi realizada com os presentes.
"O cidadão, que paga nosso
salário, sempre tem que sair com uma diretriz, uma orientação. E essa
capacitação enfatiza, oportuniza e motiva esse comprometimento para que
possamos atuar com qualidade nas diferentes situações que vivenciamos",
avalia a professora Dileta da Rosa Santiago, gerente de equipe na Diretoria de
Infraestrutura e Manutenção da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
O Curso de Treinamento &
Desenvolvimento e Atendimento Humanizado, realizado em cinco módulos, tem por
finalidade motivar e qualificar os funcionários que atendem ao público,trabalhando
aspectos como a postura e percepção de trabalho, Política Nacional de
Humanização, comunicação, Políticas Públicas, Qualidade de vida e a importância
da humanização no acolhimento aos usuários que buscam o serviço.
Fonte:
Ronaldo M. Botelho Secom/PMC
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