Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Equipe de Saúde de Canoas participa de ação preventiva em Sapucaia

Uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Canoas, da Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma ação preventiva contra DSTs e HIV/Aids, na segunda e na terça-feira ,no Calçadão de Sapucaia do Sul, próximo à Estação da Trensurb. Canoas receberá ainda este ano uma ação semelhante, em data a ser definida.
A iniciativa, que conta com participação de técnicos da área da saúde de Canoas, ocorreu com a parceria da Coordenação Estadual de DST/Aids. Também integraram a ação equipes de saúde outros municípios que têm estações da Trensurb (Porto Alegre, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo). O projeto é chamado Falando de HIV/Aids nos Trilhos do Trem.
"Essa ação tem o objetivo de facilitar o acesso da população a esses testes, para quem trabalha e não tem tempo de ir a uma Unidade Básica de Saúde durante a semana. Por isso, ela é feita em locais de grande movimentação, junto às estações de trem, que estão no caminho das pessoas em direção ao trabalho", explica o diretor adjunto do Departamento de Ações em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, Ricardo Charão. Ele esteve em Sapucaia na segunda-feira e adiantou que a próxima ação ocorrerá em Esteio, durante a realização da Expointer.
A ação ocorreu durante a manhã e a tarde, na segunda e na terça-feira. Foram realizados teste rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. O resultado saía em 30 minutos. Antes de serem submetidos ao exame, os interessados passaram pelo aconselhamento de especialistas.
Encaminhamentos:

Aqueles que foram positivos para HIV, sífilis ou hepatite já receberam o encaminhamento para tratamento em seu respectivo município. Mesmo os que apresentaram resultado negativo foram orientados a refazer o teste em 30 dias, pelo período de janela imunológica.
As equipes também deram dicas de prevenção às DST/Aids, com distribuição de material informativo e preservativos.

Canoas sempre presente:

A equipe de Canoas, mais uma vez, teve participação da ação, como ocorreu nos dias 12 e 13 de junho, junto à Estação Mercado, em Porto Alegre. No Município, o SAE/CTA fica na Rua Frei Orlando, 141, ao lado da Corsan, no Centro. No local, os interessados podem fazer o teste rápido para HIV, depois de apresentar um documento de identidade e passar pelo aconselhamento.
"A participação de Canoas tem sido fundamental nessas ações", analisa a coordenadora estadual da Seção de Controle DST/Aids, Jaqueline Oliveira.
No SAE/CTA de Canoas, o usuário também recebe todas as orientações necessárias e o encaminhamento para tratamento, caso o teste dê positivo. A Farmácia do SAE também dispõe dos medicamentos gratuitos necessários para o tratamento.
O SAE/CTA atende pelos telefones 3427 3440 e 3472 1074. O Disque Aids, do Ministério da Saúde, atende pelo 0800 541 0197. A ligação é gratuita.

Fonte: Luiz Roese  Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...