Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Centro Aberto de Mídia recebe jornalistas

O Centro Aberto de Mídia (CAM) foi aberto oficialmente na tarde de ontem , e está apto a receber,  os veículos de imprensa que chegarem a Porto Alegre no período da Copa. Localizado no mezanino da Usina do Gasômetro, o CAM possui rede de fibra ótica, wi-fi e sala de transmissões para rádio e TVs. Os jornalistas que por ali passarem também terão atendimento personalizado com tradutores em inglês, espanhol e português, além de equipe capacitada para sugestões de pautas, de press tour e organização de coletivas com autoridades do município, estado e da Fifa. A cerimônia de abertura também contou com a entrega simbólica de credenciais e do manual de imprensa ao prefeito José Fortunati e ao secretário Estadual de Esportes, Ricardo Petersen, respectivamente pelo coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 do Governo do Estado, Maurício Nunes Santos, e pelo secretário especial da Copa, João Bosco Vaz.
O prefeito José Fortunati lembrou que Porto Alegre já é conhecida mundialmente como a capital da Democracia Participativa e pela realização do Fórum Social Mundial. “Hoje já percebemos que a cidade começa a mudar. A chegada de cada vez mais jornalistas vai ajudar a consolidar esta imagem da cidade. Nossa Capital terá uma visibilidade como nunca antes havíamos tido”, disse o prefeito. O secretário Ricardo Petersen elogiou o espaço qualificado de recepção de toda a imprensa mundial. “Vamos mostrar nossa cultura e o nosso Estado para todo o mundo”, ressaltou Petersen.  
O espaço na Usina do Gasômetro pode ser utilizado por jornalistas e veículos de imprensa nacionais, internacionais ou do interior do Estado, credenciados ou não no interior do Beira-Rio. Possui cerca de 500 metros quadrados de infraestrutura, com computadores, banda larga e internet sem fio. O CAM é uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, com apoio do governo federal.



Credenciamento:

Para participar do CAM, o profissional de imprensa deverá cadastrar-se. A estrutura deverá atender principalmente profissionais de imprensa não credenciados pela Fifa para o centro de mídia no estádio Beira-Rio. Equipes da prefeitura e dos governos estadual e federal, que enviará quatro jornalistas para trabalharem em Porto Alegre durante o Mundial, atuarão de forma integrada no atendimento aos profissionais.

A programação do Centro deverá incluir entrevistas coletivas e agendas específicas para a imprensa. O espaço contará com estúdios de rádio e TV e televisores para transmissão dos jogos. O Centro estará em funcionamento de 10 de junho a 2 de julho, das 8h às 20h, estendendo a atividade até as 22h nos dias de jogos na Capital (15, 18, 22. 25 e 30 de junho). O espaço de aproximadamente 500 metros quadrados de infraestrutura entrou  hoje em operação , com computadores, banda larga e internet sem fio.  



Banco de pautas :

Conforme esclarece o secretário de Comunicação da prefeitura, Flávio Dutra, a proposta é criar um ambiente com infraestrutura qualificada e conteúdo para apresentar a cidade e o Estado à imprensa de fora da Capital, transcendendo o aspecto esportivo da cobertura. “Os jornalistas terão acesso a um banco de pautas preparado para divulgar as potencialidades de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, incluindo particularidades dos nossos costumes, cultura, economia e dos legados gerados pela realização da Copa”, afirmou Dutra.

A cerimônia de abertura contou com as presenças  da coordenadora de comunicação do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Martha Voigt, dos presidentes da Procempa, Mário Teza, da Procergs, Carlson Aquistapasse, e das associações Rio-grandense de Imprensa (ARI), João Batista Filho, dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc), Itamar Aguiar, e do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...